Assinar
Anadia // Avelãs de Cima // Bairrada  

Neves do Pinheiro: Altar da Capela de N.ª S.ª das Neves restaurado

Estão concluídas as obras de restauro do altar da Capela de Nossa Senhora das Neves, nas Neves do Pinheiro, freguesia de Avelãs de Cima.
A intervenção começou em 2011, graças à determinação da Comissão Zeladora da Capela e ao empenho e dedicação da mordomia daquele ano. A beneficiação contemplou, para além do restauro do altar, a substituição do telhado do templo que se encontra classificado pela Direção-Geral do Património Cultural (IGESPAR).
A inauguração desta beneficiação teve lugar no passado dia 5 (domingo), por altura da festa da padroeira.
A JB Rosa Maria Tomás, responsável da Comissão Zeladora da Capela, avançou que “a intervenção profunda realizada no altar só foi possível graças à benemérita Maria Inês de Portugal, devota e afilhada de Nossa Senhora das Neves, que suportou os encargos (25 mil euros), relacionados com o restauro do altar”, tendo oferecido ainda ao templo uma Via Sacra e duas mísulas para colocar os santos. No entanto, destaca também os donativos vários entre os quais do comendador Augusto Gonçalves, da Mata de Cima.
O trabalho meticuloso realizado exigiu a consolidação do retábulo. Daí que a obra tenha demorado mais de cinco meses a ficar concluída, tendo sido realizada por duas jovens licenciadas em Conservação e Restauro de Aveiro: Luísa Veiga e Raquel Tavares, que devolveram ao altar e ao retábulo toda a beleza original.
A beneficiação ficou orçada em mais de 30 mil euros, na medida em que o templo se encontrava em avançado estado de degradação, tendo a última grande intervenção acontecido há mais de quatro décadas.
Rosa Tomás destaca ainda que também o telhado teve de ser todo substituído devido às infiltrações e humidade no interior do templo, beneficiação que contou com o importante apoio da empresa Sotelha, que ofereceu 50% da telha utilizada.
Rosa Tomás, que é vereadora da Cultura e da Educação da Câmara Municipal de Anadia, adianta que esta pode ser considerada a conclusão da primeira fase da obra, na medida em que falta agora avançar com o restauro da ermida, que apresenta várias fissuras e terá de ser intervencionada de acordo com o IGESPAR.
De referir que também a fonte (que há muito secara), localizada no espaço envolvente ao tempo, voltou a ter água depois da Câmara Municipal de Anadia ter feito a ligação à rede pública. Uma mais-valia a que se junta ainda o apoio da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima na aquisição de três mesas e bancos que embelezam e dão outra dignidade ao parque de merendas ali existente.
A Comissão espera ainda conseguir fazer a pintura de todo o interior e exterior do templo, assim como substituir toda a instalação elétrica.
Um facto curioso, também digno de referência, prende-se com a existência, no interior da capela, de um quadro, escrito em português antigo que atesta um “milagre” (uma cura) que terá ocorrido graças à Nossa Senhora das Neves com o seguinte texto: “Milagre que fez N.ª Sr.ª das Neves do Pinheiro, a Angelica de Santiago da Maia, mulher de Gonçalo de Mariz de Canha, que tendo ela uma grande doença se apegou com a dita Senhora e logo se achou sã. Ano de 1782.”

Cinco séculos de história e culto. Segundo Rosa Tomás “não se sabe bem desde quando, mas seguramente há mais de cinco séculos que, neste local, as gentes se reúnem para fazer as suas preces e dar mostras da sua fé e gratidão a Nossa Senhora das Neves”. Há, contudo, provas de que a capela “existia em meados do século XVII, que Nossa Senhora das Neves era já a padroeira e que a fonte existente ali perto assumia um papel primordial neste espaço”.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt