Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Caminhada em Oliveira do Bairro

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Oliveira do Bairro vai organizar, com o apoio da autarquia e do Centro Municipal de Marcha e Corrida, no próximo domingo, dia 7 de Abril, a Caminhada pela Saúde. O evento tem como objectivo principal sensibilizar a população em geral para a realização da actividade física de forma a promover um estilo de vida saudável. A iniciativa é dirigida ao público em geral e assinala Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de abril, e este ano dedicado à prevenção da Hipertensão.

Esta iniciativa, inserida nesta comemoração, pretende também chamar a atenção para a necessidade urgente da prevenção no que a hábitos saudáveis diz respeito, tendo presente que “por cada euro investido em programas de promoção da saúde envolvendo a actividade física verifica-se uma redução de 4.9 euros nos custos com o absentismo e de 3.4 euros com os cuidados de saúde”.

Programa

9h Concentração junto às Piscinas Municipais
9h30 Inicio da caminhada
10h30 Fim da caminhada
10h45 Sessão de actividade física
11h30 Fim da sessão de actividade física.

A actividade física regular proporciona bem-estar físico e psicológico das pessoas e assume uma importância fulcral para a manutenção da qualidade de vida tendo uma influência directa na saúde das pessoas. A realização de actividade física diminuiu o risco da doença cardiovascular, enfarte, hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 , obesidade, osteoporose, depressão, ansiedade, cancro da mama e do cólon etc.

Recomendações importantes, a seguir PARA ESTA CAMINHADA:

Roupa e calçado adequado e confortável;
Uma garrafa de água;
Tome o pequeno-almoço antes da caminhada;
Um pequeno lanche, ou açúcar se necessário.