Assinar
Bairrada // Mealhada  

Buçaco: Quadro de dezenas de milhares de euros destruído pelo fogo

Uma das peças de arte sacra de maior valor existente no Convento de Santa Cruz do Buçaco desapareceu para sempre.
A tela de “Nossa Senhora do Leite”, da autoria de Josefa de Óbidos, que viveu em Portugal no século XVII, cujo valor ronda várias dezenas de milhares de euros, foi destruída, na noite de Natal, na sequência de um curto-circuito, alegadamente provocado pela água da chuva que entrou pelo telhado que, há muito, se encontrava danificado.
O curto-circuito provocou um pequeno incêndio que se alastrou ao quadro que ardeu na totalidade. A imagem representava Nossa Senhora do Leite, com a presença de S. José, e por isso também chamada de “Sagrada Família”.
Durante a tomada de posse de Fernando Correia, o autarca da Mealhada garantiu que a Câmara tudo fará para a reconstrução do telhado do Convento de Santa Cruz.
Rui Marqueiro disse que “a Câmara Municipal fará o que for necessário do ponto de vista financeiro para que o Convento e a Capela tenham um telhado novo”, uma vez que já existe projeto, embora haja também “falta de vontade política para o fazer”.
A Fundação Mata do Buçaco também lamenta a perda de uma obra única, num acontecimento imprevisível, estando já a desenvolver um plano de recuperação do local, apesar dos danos irreparáveis, sendo que a origem do mesmo poder-se-á dever a um curto-circuito na instalação elétrica. Neste momento, as investigações estão ainda a decorrer.
O quadro data de 1664, e era um dos mais valiosos quadros de arte sacra existentes no Convento de Santa Cruz do Buçaco.
Para além desta tela, os estragos estendem-se também à estrutura retabular e paredes anexas que são contudo reparáveis.
CC