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Águeda // Bairrada  

Municípios devem investir na comunicação digital alerta live4digital

A empresa L4D Web Agency é responsável pela comunicação digital do AgitÁgueda e aceitou falar com o Jornal da Bairrada, não apenas sobre este, mas também sobre outros eventos da região.

Quem é a L4D?
A L4D Web Agency – Live4Digital é uma Agência Web focada no Marketing Digital, especializada em apoiar as empresas/marcas a desenvolver uma estratégia de Marketing Digital, estruturada e planeada.
Costumamos dizer que o nosso habitat natural é a internet, isto é, estamos “online” diariamente e sempre a absorver informação, novas formas de comunicar, de criar, de melhorar e de tornar o nosso know-how cada vez mais completo.
Conjugamos a nossa visão, estratégia e criatividade com as ferramentas de marketing digital para fortalecer a competitividade das empresas/marcas na internet, assim como promovendo ideias que gerem negócios para os nossos clientes, de forma a que se mantenham na vanguarda.

O que é que a L4D vai fazer no âmbito do AgitÁgueda 2014?
O AgitÁgueda é um evento com o qual já trabalhámos em 2013 e este ano estamos empenhados em continuar a contribuir para que seja a melhor edição de sempre.
O nosso trabalho neste evento não acontece apenas no mês de julho, acontece durante todo o ano, no qual “alimentamos” as mais diversas redes sociais como o Facebook, Instagram, Pinterest e Youtube. É necessário um trabalho constante para aumentar e manter ativa toda a comunidade que segue o AgitÁgueda.
O facto de ser um evento muito visual, onde são tiradas milhares de fotos, devido à envolvente que se cria na cidade com os chapéus coloridos e arte urbana, o nosso foco principal passa por aproveitar esse dinamismo das pessoas e a sua vertente de “fotógrafos” para aumentar a notoriedade e visibilidade do evento.
Há algumas novidades que ainda não podemos anunciar, mas este ano a Cidade de Águeda vai ser muito interativa durante o mês de julho, vamos aproveitar ao máximo toda a potencialidade das novas tecnologias para criar uma interação entre os turistas/visitantes e a própria cidade. Afinal de contas estamos numa nova era em que a comunicação em tempo real tem de fazer parte das atividades dos eventos.


Em que outros eventos, de Águeda e não só, tem participado a L4D e de que forma?

Somos os responsáveis pela comunicação digital de outros eventos da Câmara Municipal de Águeda, onde articulamos diariamente os conteúdos com o Gabinete de Comunicação da própria Câmara. Procuramos, dessa forma, dar voz ao cidadão e aproximar os munícipes mantendo-os informados sobre o que acontece no seu concelho.
Por outro lado, em 2013 aceitamos o desafio de trabalhar a comunicação digital de algumas campanhas eleitorais do distrito de Aveiro. Até essa data, nunca o desenvolvimento web e as redes sociais em Portugal tinham sido o principal veículo de comunicação dos candidatos e o facto de nessas eleições já se ter invertido essa situação, obrigou-nos a fazer um trabalho “sempre em cima do acontecimento ao minuto”. Foi um trabalho positivo que se espelhou nos resultados obtidos.
Neste momento somos, também, o parceiro tecnológico de um dos maiores e melhores eventos sobre marketing e comunicação digital em Portugal, o Upload Lisboa. O desenvolvimento web está sob a nossa alçada.

Os grandes eventos da região – AgitÁgueda, Festim, Feira Rural, Feira da Vinha e do Vinho, Fiacoba, ExpoAve, Expofacic… – têm, na vossa opinião, tido uma boa comunicação digital?
Sobre o Agitágueda somos suspeitos, uma vez que é da nossa responsabilidade esse trabalho de comunicação digital.
Quanto aos outros eventos, nem por isso, observamos que em todos eles não há publicidade online, não há uma estratégia de conteúdos devidamente delineada tendo em conta a sua comunidade/público-alvo, muitos deles não têm sequer website.
A grande parte, senão a totalidade, destes eventos durante o resto do ano tem as redes sociais “mortas”, sem atividade, sem dinamismo, o que é mais uma prova de um trabalho pouco consistente de comunicação digital. Não há preocupação em interagir com os seguidores, em criar outro tipo de conteúdos que cative a atenção dessas mesmas pessoas, não há passatempos que permitam envolver, ainda mais, a comunidade.
No entanto, há casos, como a Expofacic, por exemplo, que devido à notoriedade e dimensão alcançada ao longo dos anos consegue que as pessoas participem com alguma frequência nas suas redes sociais sem que façam grande coisa para isso.


As câmaras municipais da Bairrada têm aproveitado da melhor forma os seus sites e as redes sociais para promover os seus eventos e informar os munícipes sobre outras situações?

Hoje em dia já começam a ter esses aspetos mais em conta, mas, na nossa opinião, poderiam fazer muito melhor.
Não somos da opinião que os folhetos, mupis, outdoors, já deixaram de ser eficazes, achamos sim que deve existir uma ligação desses materiais com a comunicação online. Os custos que esses materiais têm não são diretamente proporcionais à sua eficácia, isto porque a tendência é que aumente cada vez mais o número de pessoas que têm dispositivos móveis e acesso à internet, ou seja, o objetivo deveria ser cada vez mais investir na comunicação online, porque afinal de contas todos estamos conectados. Se tiver um outdoor a anunciar um evento tenho de esperar que as pessoas passem por esse local para que tenham conhecimento do que está a ser divulgado, com as redes sociais passa-se o contrário, somos nós que vamos comunicar num sítio onde estão as pessoas, além de que podemos segmentar o público-alvo aumentando ainda mais a eficácia da nossa comunicação.
Muito sinceramente, ainda não conseguimos perceber de forma clara o porquê de tantos entraves à entrada dos munícipios na comunicação online, devidamente organizada e estruturada.

A comunicação digital pode estar na base do sucesso de um evento? De que forma?
Claramente! A utilização das redes sociais e publicidade online são, hoje em dia, das ferramentas mais eficazes para a promoção de eventos.
A comunicação digital tem a vantagem, de se conseguir uma segmentação mais eficaz do publico-alvo, logo torna o investimento mais rentável e direcionado.
Antes do início de um evento, se o trabalho online for bem estruturado e delineado existe uma enorme potencialidade de sucesso na sua promoção. Por exemplo, a publicidade online no Facebook e no Google tem uma eficácia enorme, é mais rentável e mensurável. Se é aqui que as pessoas procuram informação, então faz todo o sentido promover o evento nestes locais para oferecer às pessoas o que elas procuram.
Durante o evento torna-se mais fácil e ágil transmitir em tempo real os desenvolvimentos do que está acontecer através das redes sociais, mesmo quem não está presente tem a possibilidade de interagir.

Que setor na nossa região tem maior potencialidade para investir na comunicação digital?
Todos os setores devem ter, cada vez mais, atenção à sua presença na internet e à forma como comunicam, mas o Setor Vinícola é um dos que consideramos com maior potencial para explorar a comunicação online.
Temos qualidade no que produzimos, temos notoriedade vinícola no mercado nacional e internacional, então porque não se investe cada vez mais e em ferramentas atuais para ir mais além?
Desde a criação de lojas online, trabalhar afincadamente as redes sociais, fazer publicidade online, utilizar realidade aumentada para colocar as marcas no topo da inovação, desenvolver um bom trabalho de email marketing, etc. Há tanto que pode ser feito e que traria mais-valias para essas empresas.