Assinar


Bairrada // Mealhada  

Eurobirdwatch’14 na Mata Nacional do Buçaco

Milhares de pessoas irão celebrar o fenómeno da migração das aves, no maior evento deste género realizado na Europa e Ásia Central, o Eurobirdwatch, promovido pela BirdLife International. Em Portugal, a iniciativa é coordenada pela SPEA, com a colaboração de mais de 20 parceiros. Durante o dia 4 de outubro, na Mata Nacional do Buçaco será possível observar as aves que habitam na Mata e construir caixas-ninho.

Esta iniciativa, promovida pela BirdLife International, pretende sensibilizar para a beleza das aves migradoras, alertando para os perigos que estas correm nas suas deslocações entre a Europa e África, e a necessidade de se preservarem os locais onde se reproduzem e onde passam o inverno.

Em Portugal, vão estar a decorrer nestes dois dias mais de 30 atividades, dinamizadas por mais de 20 entidades parceiras. A Mata do Buçaco, o Estuário do Minho, Serra da Estrela, Idanha-a-Nova, Caldas da Rainha, Mértola ou Cacela Velha, são alguns dos locais, de norte a sul do país incluindo as ilhas, onde poderá disfrutar da harmonia com a natureza. Saídas para observação de aves, passeios de barco, palestras e construção de caixas-ninho são algumas das propostas, para todas as idades. A maioria das atividades é gratuita, mas requer inscrição prévia.

Na Mata do Buçaco, as atividades a desenvolver são: “As Aves da Mata do Buçaco” (8h-12h), sob a orientação de Milene Matos (Universidade de Aveiro), onde será possível observar as diferentes aves que habitam na Mata (atividade gratuita).

“Construção de caixas-ninho” é a atividade a ser desenvolvida durante a tarde (15h-17h), que pretende ensinar a construir caixas-ninho e assim ajudar a aumentar os locais para as aves nidificarem (5 euros/participante).

As atividades requerem inscrição prévia através do email: setoreducativo@fmb.pt ou do telefone 231 937 00.