Assinar


BTT // Desporto  

“Bairrada Ultra Marathon”, um novo formato de BTT

A Imobiliária Medicértima, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Slowdown e Sérgio Varela vão organizar, a 23 de maio de 2015, a 1.ª edição do Bairrada Ultra Marathon. Trata-se de uma prova de BTT na distância de 150kms e que irá passar pelos municípios de Oliveira do Bairro, Águeda, Sever do Vouga, Mealhada, Anadia e Viseu, com passagens pelo Bussaco, Caramulinho, Urgueira e Cabreira, destinada a todas as pessoas que reúnam condições físicas para a prática do desporto. A organização, que apresentou o evento no passado sábado, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, espera a presença de 600 participantes, destinado a individuais de qualquer sexo.
O projeto consiste em realizar uma prova diferente de qualquer outra realizada em toda a Bairrada ou zona centro. “O Bairrada Ultra Marathon é um novo formato de BTT (bicicleta de montanha), desenhado para individual ou estafeta, que oferece aos participantes a possibilidade de testarem os seus limites físicos e psicológicos, aliando o trabalho a muita diversão e aventura”, frisou Henrique Resende, da Medicértima, acrescentando que “as novas tecnologias vieram sem dúvida revolucionar o desporto tal como o conhecemos, por isso a travessia da Bairrada substitui as tradicionais e nada ecológicas fitas, pelo GPS. O GPS vem trazer um maior desafio à prova, para além de ser bastante mais seguro e eficaz no controlo do percurso, permite a localização correta dos atletas a qualquer momento”.
É um conceito inovador, que deseja aproveitar a energia e o efeito aglutinador para trazer ainda mais animação à Bairrada. Tem como missão promover, desenvolver o turismo e devolver a aventura e o desporto para as nossas ruas, feito de uma forma sustentada que estimule o turismo, a cultura e o lazer, afastando o sedentarismo.
No que toca aos objetivos, passam por proporcionar aos munícipes de Oliveira do Bairro, Águeda, Sever do Vouga, Mealhada, Anadia e Viseu, estilos de vida saudáveis, fomentando o movimento como prática regular, promotora do bem-estar e qualidade de vida; contribuir para a generalização da prática de atividade física regular, aumentado o número de praticantes de desporto; usar o desporto como meio de aproximação dos munícipes aos espaços de uso coletivo e ao ar livre; estimular em simultâneo o turismo ativo e de natureza, como fator sinérgico de vida saudáveis e de projeção do concelho; valorizar e preservar o património natural e cultural dos municípios, sensibilizando os munícipes e os visitantes em geral, para uma consciência social e responsável face ao patrimóni; incentivar o comércio local tradicional.
O Bairrada Ultra Marathon terá como padrinhos Celina Carpinteiro, Marco Chagas, José Silva, Vanessa Fernandes, Hernâni Broco e Tânia Neves.