Assinar


Oliveira do Bairro

MOUVA está de regresso à Palhaça

O MOUVA – Mercado de Objectos Usados, Víveres e Artesanato, está de regresso, no próximo dia 7 de Março, domingo, à Praça de São Pedro, na Palhaça.

Realiza-se, no primeiro domingo de cada mês, de Março a Julho (à excepção de Abril, devido à Páscoa, em que decorre no segundo domingo). A primeira edição de 2010, segundo Catarina Pereira, representante da organização, “inclui expositores multicolores, ginástica, uma oficina de Ciência, sessão de risoterapia, cuidados de saúde, a “presença” de Fernando Pessoa no mês da Poesia, rastreios de saúde e música de várias geografias”.

Novidades. Catarina Pereira destaca que “a equipa que organiza o Mouva foi alargada e tem novas ideias e uma maior diversidade de actividades para oferecer”.

Diz ainda que “este ano, há actividades fixas, garantidas para todas as edições: um momento de ginástica matinal, a hora do conto infantil antes do almoço, e uma oficina de formação informal sobre diferentes temáticas – da ecologia às artes, passando pela ciência e pela saúde”.

Está ainda assegurado um novo espaço, chamado “Café e Companhia” – uma esplanada, em plena praça, com café, sumos naturais, sandes e petiscos.

No mês em que é assinalado o dia da Poesia, a organização convidou Fernando Pessoa para um café com poesia. Catarina Teixeira, a mendiga que em 2009 recitou poesia na primeira edição do Mercado volta à Praça e traz Fernando Pessoa, vida e e obra. Sentado, como na Brasileira, vai falar da sua vida repleta de heterónimos e palavras. “Para quem gosta de mover o corpo, sugere-se uma sessão de 20 minutos de ginástica, de fato-de-treino, logo pela manhã”.