Assinar


Mealhada

Parque da cidade recebe 500 árvores

O Parque da Cidade (Antigos Viveiros) vai receber cerca de 500 novas árvores e arbustos, ao abrigo do projecto “Criar Bosques, conservar a Biodiversidade”.

Depois da primeira plantação, que decorreu, durante o dia 12 de Fevereiro, estão previstas mais duas, uma das quais já está marcada para 21 de Março.

O projecto “Criar Bosques, conservar a Biodiversidade” é uma iniciativa da Quercus, que visa salvar e proteger e expandir os bosques de espécies autóctones, (isto é, de árvores e arbustos originais da flora portuguesa), em colaboração com várias entidades e voluntários.

A iniciativa prevê intervenções a três níveis: 1 – reproduzir árvores e arbustos autóctones, nomeadamente algumas espécies raras ou ameaçadas de extinção; 2 – restabelecer o coberto arbóreo e arbustivo autóctone em áreas públicas e privadas, através da plantação/sementeira e do aproveitamento da regeneração natural; 3 – disponibilizar plantas autóctones produzidas em viveiro para utilização em projectos de carácter conservacionista.

A Câmara Municipal da Mealhada, ciente do papel que as florestas têm na conservação do solo, na regulação do clima e do ciclo hidrológico, enquanto suporte de biodiversidade e sumidouro de CO2, e na produção de matérias-primas fundamentais para a nossa vida quotidiana, aderiu ao projecto “Criar Bosques, conservar a Biodiversidade”.

Nesta colaboração, a “ponte” entre a Câmara Municipal da Mealhada e a Quercus foi feita pela Associação Bairrada Solidária.