Assinar
Oliveira do Bairro

Parque do Carreiro Velho com projecto ambicioso

Trata-se de um dos projectos mais ambiciosos que a região da Bairrada já viu. Pela mão da AMPER (Associação dos Amigos de Perrães) foi concluído o projecto de reabilitação do Parque do Carreiro Velho.
Um parque, agora degradado, localizado junto à emblemática Pateira de Fermentelos, mas que poderá transforma-se num destino de lazer e recreio único na região e no centro do país. O ambicioso projecto resulta de um desafio lançado pela direcção da AMPER à autarquia de Oliveira do Bairro, em 2005, ano em que o projecto da obra foi apresentado na CCDR-Centro. O projecto, abraçado pela AMPER e pala autarquia de Oliveira do Bairro, está orçado em 1 milhão e 200 mil euros. Inserido no Programa Polis da Ria, aguarda aprovação do Instituto de Conservação da Natureza. Jaime Pereira, presidente da direcção da AMPER, acredita que este sonho poderá ser uma realizada, caso haja boa vontade. E deseja que, até 2011, o projecto seja posto a concurso para que a obra possa ser executada.
São cerca de cinco hectares “um espaço com muito potencial”. Por isso, acredita que a obra será uma mais valia, já que se estende até ao Parque do Prego, possibilitanto a renovação das águas da Pateira que se deixaram de fazer, há cerca de quatro décadas.
“Com a recuperação da vala e a construção de um açude no rio Cértima e transporte de águas que vão alimentar a lagoa em frente ao parque”, Jaime Pereira acredita que a obra será um marco, já que integra a construção de um museu-etnográfico. Um espaço que recria uma antiga casa rural, com todos os elementos que a integravam, destinada a albergar utencílios e objectos que já estão a ser recolhidos. “Será uma aula de história ao vivo, sobretudo para as escolas já que terá visitas guiadas”, diz Jaime Pereira.

Equipamentos. Do vasto leque de infra-estruturas a construir inclui uma zona de merendas com capacidade para 240 pessoas, um cais de barcos, zona de pesca, zona de churrasco e lava-louça, sanitários e posto de primeiros socorros, parque infantil, palco ao ar livre, terreiro de festas, dois postos de observação da natureza, parede de escalada, percurso de ligação de ciclovia ou pedonal de ligação ao Parque do Prego, restaurante-bar, passadiços elevados e amplo parque de estacionamento para 54 viaturas.

Catarina Cerca