Assinar


Aveiro // Região  

Câmara de Aveiro aumentou passivo em 2009

O passivo da Câmara de Aveiro aumentou o passivo em cerca de 25,6 milhões de euros no ano passado, revela o relatório de gestão da autarquia que foi, ontem, apresentado aos jornalistas.

Segundo os documentos aprovados pela maioria PSD/CDS que lidera o executivo camarário, o passivo em 31 de Dezembro de 2009 atingiu os 183,1 milhões de euros, quando no ano anterior se tinha cifrado em 157,4 milhões de euros.

As dívidas a terceiros de médio e longo prazo e as de curto prazo aumentaram 9,6 milhões e 8,8 milhões de euros, respectivamente.

O vereador Pedro Ferreira, que teve a tutela das finanças no mandato anterior, esclareceu que, apesar deste aumento do passivo, houve um aumento do activo “bastante superior”, de cerca de 40 milhões de euros. “Portanto, nota-se aqui uma melhoria na situação económica da Câmara”, concluiu Pedro Ferreira.

No ano de 2009, a autarquia registou um resultado operacional negativo de dois milhões de euros, refere o mesmo relatório, contrariando a tendência observada no exercício anterior, em que o município apresentou resultados positivos de 600 mil euros.

De acordo com a vereadora do pelouro das finanças, Ana Neves, a Câmara tem um cash-flow negativo de 8,7 milhões de euros, “um valor bastante próximo daquele que foi obtido no ano anterior”.

O orçamento de 172,8 milhões teve uma execução média de despesas e receitas na ordem dos 33 por cento.

Os documentos que foram aprovados com os votos contra dos vereadores do PS vão ser submetidos à aprovação da Assembleia Municipal na sessão que está agendada para o dia 30 do corrente mês.