Assinar
Bairrada // Mealhada  

Deputados inteiraram-se de projectos e dificuldades na Mealhada

Os deputados do grupo de trabalho de Turismo da Comissão Parlamentar de Economia, Inovação e Energia, que efectuaram uma visita de trabalho à região, a convite do Turismo Centro de Portugal, estiveram no Luso, no sábado, 1 de Maio, para se inteirarem da estratégia e dos projectos de desenvolvimento económico do Município.
A vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, fez a apresentação de projectos estruturantes, para o desenvolvimento económico e social do Município, como a plataforma rodo – ferroviária e o campo de golfe da Pampilhosa e o Destino Luso: Saúde, Beleza e Bem-Estar, que o Município tem vindo a modelar e desenvolver.
Filomena Pinheiro fez o ponto da situação de cada um deles e deu conta das dificuldades e constrangimentos que têm condicionado a sua implementação.
Por sua vez, o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Jorge Franco, expôs os projectos e as aspirações da nova entidade gestora da Mata Nacional do Buçaco e deu conta de constrangimentos de vária ordem, nomeadamente o facto de o Plano Nacional de Turismo (PENT) não contemplar o turismo religioso.
O presidente da FMB fez questão de chamar a atenção dos deputados (mais precisamente das deputadas Hortense Martins, Teresa Venda e Celeste Amaro) para a singularidade e o valor do património natural, arquitectónico, histórico e cultural que a Mata Nacional do Buçaco contém.
“É um património valiosíssimo que tem de ser trabalhado e valorizado ao nível do turismo”, defendeu António Jorge Franco, que ouviu o presidente do Turismo Centro, Pedro Machado, reafirmar que a marca Bussaco, sendo uma marca turística ancestral, é, hoje, uma marca “incontornável” no turismo da zona Centro.