Assinar


Aveiro // Região  

Câmara quer angariar voluntários para colmatar falta de meios na Proteção Civil

A Câmara de Aveiro (PSD/CDS-PP) lançou, ontem, uma campanha de angariação de voluntários para intervir em situações de emergência, ajudando a suprimir necessidades humanas e técnicas, anunciou a autarquia.

Actualmente, o Serviço Municipal da Protecção Civil conta com 11 efectivos, um número que não chega para as necessidades, como reconheceu o vereador responsável pelo pelouro, Miguel Fernandes, nomeadamente “face a certas intempéries, como um inverno mais rigoroso”.

“Há dias em que nós gostaríamos de poder recorrer a mais pessoal disponível e não temos”, disse Miguel Fernandes.

Aproveitando o facto de se comemorar em 2011 o ano Europeu do Voluntariado, a autarquia decidiu lançar esta campanha para reunir interessados que, “de uma forma generosa e voluntariosa, pretendam participar neste projecto da protecção civil”.

“A ideia será reunir pessoas dos mais variados quadrantes da sociedade civil, que, de acordo com as suas profissões, podem dar uma ajuda em situações de emergência como um acidente grave ou catástrofe”, explicou o vereador da Protecção Civil.

Miguel Fernandes deu como exemplo o que já acontece em matéria de prevenção fogos florestais, em que há jovens a fazer a vigilância das florestas de Aveiro inseridos em programas de voluntariado.

“Isso é uma participação sazonal e o que pretendemos agora é contar com uma base, que seja mais certa, de um conjunto de cidadãos que se pretendam empenhar e dedicar a esta missão”, adiantou.

Segundo o vereador, este desafio é lançado principalmente aos jovens, “porque poderão ter mais disponibilidade”, mas também aos mais velhos, que “têm a experiência e o saber e podem dar um contributo mais importante nesta matéria”.

Todos os voluntários estarão devidamente identificados através de fardamento com a inserção do logótipo criado para a campanha.

Os candidatos a voluntário do Serviço Municipal de Protecção Civil devem preencher a ficha de inscrição que se encontra disponível no blogue da protecção civil de Aveiro (http://www.smpcaveiro.blogspot.com).