Assinar


Aveiro // Região  

26 alunos das escolas de Aveiro serão universitários por quatro dias

Cerca de três dezenas de alunos adolescentes com um percurso escolar considerado irregular vão viver durante quatro dias no campus da Universidade de Aveiro (UA), iniciativa que quer combater o abandono escolar.

Trata-se do “Campus Júnior” que irá decorrer de hoje a 16 de abril e que conta com a participação de 26 alunos, entre 13 e os 15 anos, de escolas do concelho de Aveiro para despertar vocações e combater o abandono escolar.

“Queremos que o programa funcione como uma espécie de injeção de motivação e de entusiasmo para jovens adolescentes que às vezes atravessam fases criticas no seu desenvolvimento e na sua relação com a escola e a sociedade”, disse à Lusa, António Neto Mendes, diretor do “Campus Júnior”.

Segundo o mesmo responsável, a seleção dos alunos ficou ao critério das escolas, de acordo com orientações gerais da UA. “Isto é pensado para alunos que têm baixas expectativas quanto ao prosseguimento de estudos, porque têm percursos escolares irregulares, feitos de altos e baixos”, explicou António Neto Mendes.

A aventura universitária começou, hoje, às 14h, com a receção dos participantes. Os alunos ficarão alojados nas residências universitárias e irão desenvolver atividades científicas diversas, como percorrer um trilho no parque municipal e visitar o laboratório SAPO da UA, e participar em programas de lazer, como um safari fotográfico na cidade e um workshop de rap.

O grupo dos 26 escolhidos será acompanhado por monitores que são estudantes da UA e outros indicados pela União para a Acção Cultural e Juvenil Educativa. “É uma experiência única para todos e em alguns casos também é a primeira vez que vão ficar fora de casa afastados da família durante três noites. Isso está a ser recebido com uma expectativa muito positiva por parte dos alunos”, salienta António Neto Mendes.