Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Assembleia Municipal com alunos da Primária

Os alunos do 4.º ano de todas as escolas do concelho de Oliveira do Bairro vão participar, no dia 3 de Maio, pelas 13h, numa Assembleia Municipal para crianças.
Os jovens deputados vão apresentar ao executivo e aos deputados municipais as suas ideias para melhorar a escola que frequentam.
Nesta Assembleia Municipal, todos os deputados municipais serão substituídos pelos 30 alunos do 4.º ano eleitos em todas as escolas do Município, garantindo a representatividade de todos os estabelecimentos de ensino.
A presidir aos trabalhos na Mesa da Assembleia e na bancada do Executivo estarão os próprios titulares dos cargos, bem como os líderes de Bancada dos partidos com representação na Assembleia Municipal.
Esta é uma iniciativa da responsabilidade dos professores de expressões, que pretende mostrar o funcionamento de parte da organização do nosso sistema democrático, desde o processo eleitoral, ao sufrágio, até à forma como se desenvolve e organiza uma Assembleia.
Outro dos objectivos é sensibilizar alunos e a comunidade escolar para a importância da democracia representativa e de uma cidadania activa e responsável, sublinhando a importância do voto livre e em consciência.