Assinar
Bairrada // Cantanhede  

Cantanhede: Transportes urbanos ajustados

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou a proposta apresentada pela INOVA-EEM relativamente a pequenos ajustamentos em alguns aspetos do serviço prestado pelos Transportes Urbanos na cidade de Cantanhede (TUC), cuja gestão está a cargo da empresa municipal desde janeiro de 2005.
As alterações introdu-zidas, que passaram a estar em vigor a partir do dia 2 de janeiro, têm como objetivo otimizar os recursos e racionalizar os custos de funcionamento, aumentando os proveitos e diminuindo as despesas, de modo a tentar manter um serviço bastante deficitário mas ao qual se reconhece uma importante função social.
Uma das alterações introduzidas diz respeito ao tarifário, que sofre um acerto de apenas 10 cêntimos nos bilhetes, enquanto as três modalidades de passes mensais têm uma ligeira atualização no valor de um euro. Assim, os bilhetes pré-comprados podem ser adquiridos por 0,40 euros (mínimo de 5 bilhetes) e 0,60 euros (quando adquiridos no motorista), enquanto as três modalidades de passes mensais passam a custar 8,50 euros (normal), 6 euros (estudante) e 5 euros (sénior).
A atualização dos preços, embora sem grande significado para os utentes, ajuda a minorar o elevado défice de exploração. Outro fator que também irá certamente concorrer para isso é o ajustamento nos horários de certos circuitos, nomeadamente alguns que, de acordo com um estudo feito pela INOVA-EEM, não se justificavam por manifesta falta de utilizadores.
De resto, o município de Cantanhede insiste em manter os TUC em funcionamento porque, apesar dos encargos financeiros consideráveis que comporta, há indicadores que confirmam a sua utilidade, sobretudo para determinados setores da população. Contudo, não haverá modificações significativas no trajeto que se desenvolve no núcleo urbano de Cantanhede, com passagem por locais de grande afluência, como escolas, Centro de Saúde, Hospital, recintos desportivos e outros espaços públicos, estendendo-se ainda para a Zona Industrial, no extremo poente da cidade.
As maiores alterações registam-se nos horários, continuando a cadência de circulação dos TUC a situar-se nos 30 minutos nas horas de maior afluência, nomeadamente no período das 7h40 às 8h50h, tendo como referência a paragem do centro da cidade. A partir das 8h50 deixa de haver circulação de autocarros até às 11h, seguindo-se as viagens das 13h30, 14h10 e 15h30, altura em que é retomada a cadência de 30 minutos, que prossegue até às 17h42 (tendo mais uma vez como referência a paragem do centro da cidade).