Duzentos e seis alunos do 4.º ano, da rede pública do concelho de Oliveira do Bairro, participaram, na última sexta-feira, na iniciativa “Vereadores de Palmo e Meio”. Uma tarde onde as aulas foram substituídas pela reprodução de uma reunião de câmara, onde seis representantes, eleitos pelas escolas das seis freguesias do concelho, apresentaram propostas ao presidente da câmara.

Na grande maioria, as propostas apresentadas pelos vereadores versaram sobre as temáticas da solidariedade e do ambiente.

Os alunos demonstraram uma preocupação pela preservação ambiental das suas freguesias e solicitaram o apoio da autarquia para a realização de iniciativas de sensibilização e formação à população, sobre temas como o envelhecimento, o ambiente e a violência. A apresentação das seis propostas, que chegaram à reunião de Câmara, já vinham subscritas por maioria em cada estabelecimento de ensino e foram todas aprovadas por unanimidade na votação desta sessão.

Elogios. Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal, não poupou elogios aos alunos, às suas intervenções, às propostas apresentadas e, sobretudo, à disponibilidade partilhada por todos os alunos para juntos ajudarem à concretização do que propunham, “em prol de um concelho melhor”.

No final, o autarca sublinhou que se tratou de uma das melhores reuniões de Câmara em que participou, “pelo empenho, pela preparação dos participantes, pelas reações às perguntas que fui colocando de improviso, mas acima de tudo pelas propostas concretas que apresentaram e pelos valores subjacentes às mesmas”.

Esta iniciativa, dinamizada pela unidade de educação da Câmara Municipal, resulta da estratégia definida no programa de atividades de enriquecimento curricular de educação para a cidadania. Em 2011 tinha sido dado a conhecer o órgão Assembleia Municipal, com a reprodução de uma assembleia com crianças.

Este ano, na continuidade deste trabalho de dar a conhecer o funcionamento dos vários órgãos de poder local, os alunos andaram desde dezembro a preparar-se para recriar esta reunião onde assumiram o papel de vereadores.

A acompanhar os trabalhos desta sessão estiveram também os restantes elementos do executivo municipal, o presidente da assembleia municipal, a diretora do agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, vários presidentes de junta e ainda os técnicos que normalmente secretariam este órgão, nas habituais funções.

Caminhadas. Júlia Gradeço, diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, elogiou a preparação dos vereadores de palmo e meio, sublinhando que numa altura em que o agrupamento decidiu, este ano, não realizar a tradicional caminhada, os alunos trouxeram aqui propostas para a realização de caminhadas. “Temos que repensar esta situação”, sublinhou Júlia Gradeço.

Já o presidente da Assembleia Municipal, Manuel Nunes, realçou a importância da realização da reunião, sublinhando que “todos devem ajudar a construir uma sociedade mais justa. Temos que voltar, todos, a dar mais valor a todas as pessoas, familiares, vizinhos e amigos, já que o mais importante nas nossas vidas são as pessoas”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt