Assinar


Águeda // Bairrada  

Câmara de Águeda lança “SOS Solidão” para apoiar idosos isolados

A Câmara Municipal de Águeda vai lançar o projeto “SOS Solidão”, de apoio a idosos que se encontrem isolados, com recurso ao voluntariado.
“O projeto tem como principal objetivo criar uma rede informal de prestação de serviços, para diminuir o isolamento social dos seniores que estão dependentes de outrem, sem suporte familiar e institucional”, justifica a autarquia.
O “SOS Solidão” vai ser coordenado pela Câmara Municipal de Águeda em cooperação com outras instituições, nomeadamente a GNR, através da equipa Escola Segura, e o Centro de Saúde de Águeda, para acompanhar os voluntários e conseguir chegar junto de pessoas isoladas.
Vão ser também parceiros o Centro Social de Belazaima e a Associação Senhora da Esperança, na divulgação do projeto, captação de voluntários e elaboração de fichas de sinalização.
Os voluntários que tiverem perfil adequado, o que será avaliado mediante entrevista pela psicóloga da autarquia, vão beneficiar de formação teórico-prática, com início no dia 13 de junho.
Caso sejam selecionados, vão desenvolver atividades junto dos idosos, tais como leitura, dinamização de jogos e companhia.
O projeto, que vai também envolver as escolas do concelho para fomentar as relações entre gerações, visa facilitar o relacionamento comunitário, combater o isolamento, melhorar a qualidade de vida dos idosos e criar respostas adequadas aos casos que vierem a ser sinalizados.