Assinar


Bairrada // Bustos // Oliveira do Bairro  

Prémio Frei Gil carros e barcos fotovoltaicos

O GP Frei Gil 2012 para carros e barcos fotovoltaicos realiza-se no dia 16 junho, no Heliódromo do Intituto de Promoção Social de Bustos.

Este concurso nacional é um projeto que visa a promoção da energia solar fotovoltaica ao nível da comunidade escolar, incentivando a construção e a competição entre protótipos de carros e barcos solares construídos por alunos de todo o país.

De acordo com responsáveis pela iniciativa,”a capacidade de mobilização, desde 2007, mantém-se. Criámos o nosso Heliódromo e a primeira pista permanente para carros existente no mundo, recebendo 18 equipas escolares provenientes de escolas do Minho ao Algarve; em 2008, construímos o lago para a competição dos barcos e recebemos 59 equipas; em 2009 construímos um veículo solar tripulado, para além de termos acolhido 71 inscrições; em 2010 criámos mais escalões competitivos, abrindo o concurso à comunidade educativa em geral e às instituições de ensino superior, e em 2011 triplicámos o número de veículos tripulados em circulação, para além de termos tido a exibição/exposição de veículos híbridos”.