Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Marchas populares este sábado no Estádio Municipal

O Estádio Municipal de Oliveira do Bairro acolhe, este sábado, dia 30, o encontro de marchas populares 2012 promovido pela autarquia, a partir das 21h.

Em mês de Santos Populares, são esperados cerca de 500 marchantes, das sete marchas infantis e três de adultos, das freguesias da Palhaça, Troviscal, Oliveira do Bairro, Mamarrosa e Oiã. Nas indumentárias, arcos e melodias vão sobressair as temáticas distintas, que este ano vão do fado à geometria, passando pela memória das brincadeiras antigas. Entre os vários grupos participantes – ADREP, ABC Bustos, Casa do Povo da Mamarrosa, Centro Ambiente para Todos, Associação de Pais da Escola de Vila Verde, Unidos por Águas Boas e Solsil – os últimos meses têm sido de dedicação e trabalho intenso. O serão é de entrada livre e terminará com um espetáculo piromusical perto da meia noite.

A Câmara Municipal tem vindo a promover e apoiar esta manifestação cultural, ao longo dos últimos anos, por entender que se trata de uma iniciativa relevante que acolhe e promove as tradições populares, fomenta o convívio entre a população e incentiva o intercâmbio intergeracional. O encontro municipal de todas as marchas que se vão organizando pelas freguesias é já um evento enraizado no seio das comunidades em que se integram as associações de cultura e instituições que as organizam, bem como o incentivo aos mais novos para olharem esta iniciativa como promoção da sua freguesia e do concelho.

7 Marchas infantis
Centro Ambiente para Todos, Troviscal – Ser português; ABC, Bustos – Brincadeiras Antigas; Solsil, Oiã – O fado; Casa do Povo da Mamarrosa – Mamarrosa e o seu fado; Unidos por Águas Boas – Malmequeres; ADREP, Palhaça – Figuras geométricas e Associação de Pais da Escola de Vila Verde – Música

3 Marchas adultas
ADREP, Palhaça – Tourada; Unidos por Águas Boas – O teatro e Centro Ambiente para Todos, Troviscal – Fado