Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Preço da água baixa em 2013

Foram aprovadas, por unanimidade, na última reunião de executivo, as tarifas dos Serviços Municipalizados de Anadia para o próximo ano.
Litério Marques destacou a significativa baixa das tarifas da água a fornecer aos consumidores domésticos (-25% em média), comercial e industrial – quando o consumo for até 25m3 -, (-22,22%) e de -16,67% para consumos superiores, em 2013, sendo mantidos inalterados os valores em vigor para os consumos das instituições sem fins lucrativos e da administração local.
Contudo, haverá uma manutenção para o próximo ano (2013) das tarifas aplicadas já este ano (2012) aos ramais de água e saneamento.
Para Litério Marques, esta é “uma prenda de natal que damos a todos os munícipes”, até porque no concelho “todas as taxas pagas são as mínimas possíveis”, acrescentou, sublinhando que esta redução do tarifário da água “pode funcionar como fator social de apoio às famílias”, sendo “a forma que a Câmara encontrou para beneficiar todos os seus munícipes”.
Relativamente ao tarifário do saneamento, este irá sofrer uma atualização e essa tarifa, a pagar, será calculada em função do consumo de m3 de água gastos.
Litério Marques explicou a necessidade de continuar progressivamente a fazer uma convergência da tarifa média do saneamento de águas residuais, até 2015, devido às condicionantes da aprovação pelo POVT da candidatura ao QREN e que irá permitir ao município atingir uma taxa de cobertura, em termos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais de 95%, e de 90% em termos de drenagem e tratamento de efluentes.
O autarca de Anadia sublinhou ainda que “nestes tempos difíceis que a população do concelho atravessa, foi possível reduzir os tarifários da água, mantendo a sustentabilidade do sistema e continuando a assegurar a qualidade dos serviços prestados”.