Assinar


Bairrada // Bustos // Oliveira do Bairro  

Antigo barreiro tapado com inertes

Uma das maiores pedreiras de Bustos – resultante da extração de argilas ao longo dos anos – vai ser tapada com inertes. É que foi aprovado por unanimidade, na última reunião de câmara, o parecer não vinculativo do município de Oliveira do Bairro, solicitado pela Direção Regional de Economia do Centro (DRE), relativamente à alteração do Plano Ambiental e de Recuperação Paisagística da pedreira de argilas “Barroquinha”. A “cratera”, licenciada há vários anos, está localizada no Albergue, na fronteira da freguesia da Palhaça com Bustos.

Pretensão do município. Segundo Carlos Ferreira, vereador do pelouro do ambiente, “o Plano de Recuperação Paisagística desta pedreira previa na sua versão original a criação de uma lagoa através do enchimento com águas pluviais e o povoamento da mesma com várias espécies piscícolas”. Contudo, Carlos Ferreira diz que “esta alteração, proposta pela empresa Só Argilas, veio ao encontro daquelas que são as pretensões do município, e que estavam inscritas no programa político do PSD, para a recuperação das pedreiras do concelho”. “Com esta alteração parece-nos que agilizamos este nosso compromisso com a população, assegurando de forma inequívoca as questões de segurança e de saúde pública, a recuperação da paisagem e de todo aquele espaço à sua morfologia original através do enchimento do vazio da escavação da área com inertes e respetiva reflorestação”.
O autarca explicou ainda que “nesta fase, e tendo presente o atual contexto económico do país, o município entende que esta é sem dúvida a melhor solução e a que permite a mais rápida execução”.

Controlar. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, garante que “a autarquia tudo fará para controlar e exigir para ser parte ativa no seu controle”. “Temos que ser proativos naquilo que é o verdadeiro interesse que é repor com total segurança o solo”, afirmou o edil.
Para a decisão final, e além do parecer aprovado e enviado pela Câmara Municipal à DRE, concorrem ainda os pareceres da Autoridade para as Condições de Trabalho e da Administração Regional de Saúde, territorialmente competente.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt