Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

24000 fósforos e 350 horas dão vida a igreja

António Maria perdeu a conta ao número de palitos de fósforo que utilizou para construir a maquete da Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, mas o JB fez as contas e chegou à módica quantia de 24 mil fósforos. No entanto, o tempo despendido está devidamente contabilizado: 350 horas, o equivalente a trabalhar 14 dias e meio sem parar. É obra! conta António Maria, um serralheiro reformado, residente em Montelongo da Areia, que decidiu aceitar o repto de uma pessoa amiga que já o tinha visto, quando era rapaz novo, a construir um barco, mas de reduzidas dimensões.
António Maria diz que a “obra” reproduz, praticamente, a Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, apesar de não ter sido feita à escala. “Penso que o resultado está à vista e é bastante agradável”, sublinha António Maria, explicando que os custos da obra são reduzidos e que – tirando o telhado -, o grau de dificuldade foi semelhante em todas as partes da igreja.
O projeto mostra uma riqueza de detalhes impressionante. Desde a iluminação, janelas, portas, sinos, altar, santos e até uma imagem do atual pároco Francisco. A maquete esteve algum tempo exposta na igreja de Oliveira do Bairro, servindo de grande atração a miúdos e graúdos. “Todos gostaram de a ver, particularmente os pequenos que adoravam puxar as cordas dos sinos”, sublinha.
Novas obras a caminho. Depois do prazer que teve em “construir” a igreja de Oliveira do Bairro, António Maria já está a pensar noutros desafios. “Ainda não tomei uma decisão, mas estou a pensar em construir as nove capelas que fazem parte de Oliveira do Bairro, nomeadamente Vila Verde, Serena, Lavandeira, S. Sebastião, Murta, Cercal, Repolão, A. do Repolão e Sr. dos Aflitos”. “Ainda não fiz bem as contas do tempo necessário para fazer as nove capelas, mas acredito que depois de iniciar a empreitada, não paro mais”.
António Maria não pensa em comercializar a maquete e muito menos vendê-la. Diz que ainda não tomou nenhuma decisão em relação ao rumo que vai dar à sua grande obra, mas garante ter algumas esperanças que as suas filhas fiquem com ela.
PFC