Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro // Troviscal  

Troviscal regressa ao séc XV

A vila do Troviscal vai receber nos dias 7, 8 e 9 de junho uma feira quinhentista, ao tempo de D. Manuel I, no âmbito da Feira Medieval organizada, anualmente, pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro com a colaboração e dinamização da prestigiada companhia de teatro Viv’Arte, especialista em recriação histórica.
A edição deste ano transporta-nos às vésperas da expulsão dos judeus em Portugal, ocorrida em finais do séc. XV. Serão três dias de festa, onde ficaremos a conhecer uma comunidade judaica da época, através dos seus costumes e do acompanhamento de todo o ritual de um casamento judaico, para além de podermos assistir a vários eventos paralelos, como torneios de armas, banquetes, bailes e arruadas, com espetáculos de malabares de fogo, saltimbancos e menestréis.
A feira, que decorrerá no novo parque de merendas do Troviscal, terá início às 18h de dia 7 de junho, abrindo portas nos dois dias seguintes a partir das 12h.
Paralelamente à Feira Medieval, realizar-se-á uma Feira Gastronómica do Caracol, organizada pela União Filarmónica do Troviscal, que apresentará 17 receitas diferentes de cozinhar caracóis, que vão desde a feijoada de caracol e o caracol na chapa até ao escargot, caracol frito ou caracol à pescador, entre outros. O responsável pela confeção destas iguarias será o reputado especialista Belmiro Rodrigues, Grão Mestre da Confraria do Caracol.