Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

VIVA as Associações e Festa da Criança abrem portas no Espaço Inovação

O “VIVA as Associações” abre, hoje quarta-feira, dia 8, portas no Espaço Inovação, em Vila Verde. A Feira das Associações já vai na 8.ª edição e volta a convocar perto de uma centena de associações do concelho ao longo de quatro dias. Neste encontro, as associações dão-se a conhecer e partilham projetos desenvolvidos ao longo do ano. Na quinta-feira, dia 9 de maio, Oliveira do Bairro assinala o feriado municipal do concelho, data cuja comemoração é incorporada nesta iniciativa, que se prolonga até domingo, 12 de maio.

Oportunidades. Joaquim Santos, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pela iniciativa, diz que pretende, através do VIVA, “proporcionar às associações do concelho uma oportunidade única para se promoverem, apresentarem o seu trabalho e também conseguirem algum dinheiro, numa conjuntura em que é necessária muita imaginação para angariar mais receitas”. “Acreditamos que o programa que delineámos em conjunto com as associações é bastante atrativo e será uma excelente ocasião para todos conhecermos as suas atividades e projetos, promovendo também o conhecimento, o diálogo e a ligação entre elas, para que possam complementar a sua oferta à comunidade e rentabilizar ferramentas, estruturas e serviços”, acrescenta o autarca.
Joaquim Santos refere ainda que, este ano, “apostamos num programa que, sempre que possível, evita a simultaneidade de acontecimentos, para que todas as associações possam conhecer e aplaudir as outras, porque é também esse um dos principais objetivos deste evento, a partilha de experiências e o convívio interassociativo”. “Não sendo novidade, não posso deixar de destacar a nossa aposta na Festa da Criança, que decorrerá no fim de semana de 11 e 12, e que transformará o Espaço Inovação num fantástico parque de divertimentos, com uma multiplicidade de ofertas desportivas, radicais e de diversão”, sublinha.
A iniciativa custa, à semelhança da edição anterior, cerca de 50 mil euros.

Festa da criança
A Festa da Criança, evento englobado no programa do Viva as Associações, vai decorrer este ano no fim de semana de 11 e 12 de maio, no Espaço Inovação em Vila Verde, antecipando o Dia Mundial da Criança, que se comemora a 1 de junho. Ao longo de dois dias, com entrada gratuita em todas as atividades, o Espaço Inovação vai transformar-se num mega parque de divertimentos, com uma multiplicidade de ofertas desportivas, radicais e de diversão, das quais se destacam os insufláveis, cavalos, canoas, air bungee, futebol, workshops de judo, laser tag e cinema, entre muitas, muitas outras.
Ainda a propósito das atividades, que estarão disponíveis gratuitamente para todas as crianças, de realçar as que são novidade para a edição deste ano: o nautimodelismo, as torres de aventura, o visionarium, o bike looping e dois novos carrosséis.

Programa
8 maio | 4ª feira
19h30 – Abertura Oficial da Feira com a presença da Banda Filarmónica da Mamarrosa, dos Escuteiros do Troviscal, da Palhaça e de Oiã e Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro; 21h – “O Grande Circo da Belle Epoque”, pela Companhia de Teatro Viv’Arte; 21h30 – Grupo Coral da Casa do Povo do Troviscal, Grupo Coral de Oiã, Orfeão Sol do Troviscal e Orfeão de Bustos, e 22h30 – Grupo de Danças e Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro.

9 maio | 5ª feira
20h – Demonstração de Karaté pelas classes do concelho : Frei Gil Voleibol Clube, Atómicos Sport Clube e UDCR Silveiro; 21h – Cantares do Silveiro e Coro de Câmara da Bairrada; 21h30 – Cantares dos Moinhos e pelas 22h30 – Grupo Folclórico S. Pedro da Palhaça.

10 maio | 6ª feira
14h – “E se um Coro cantar ao som de um Grupo de Cantares?” – IPSS do Concelho; 15h – Sessão de Gerontomotricidade – IPSS’S do Concelho; 20h – Música e Dança – Conservatório de Artes e Comunicação – FUOB; 21h – IPSB em Movimento; 21h30 – Cantares de Bustos, e 22h30 – Grupo de Cantares Raízes da Nossa Terra – Palhaça.

11 maio | sábado
9h – Torneio de Futebol de Rua – Oliveira do Bairro Sport Clube; 12h30 – Desfile de Bicicletas Antigas – ADAMA; 15h – Escola de Música da Banda Filarmónica da Mamarrosa; 16h- Grupo das Escolíadas da Escola Secundária de Oliveira de Bairro; 17h – Artes Marciais, Defesa Pessoal, Kung Fu, Capoeira e Jiu – Jitsu – Associação Portuguesa de Wing Chun; 17h30 – Rancho As Vindimadeiras de Mamarrosa; 18h – Poesia – ACUREP E Instituto de Educação e Cidadania da Mamarrosa; 18h30 – Rancho S. Simão de Mamarrosa; 21h – Oliveira do Bairro Fashion – ACIB; 21h30 – União Filarmónica do Troviscal, e 22h30 – Banda Filarmónica da Mamarrosa.

12 maio | domingo
9h – Torneio de Malha do Concelho; 10h – Caminhada Solidária – Centro de Saúde de Oliveira do Bairro e Rotary; 10h – Torneio de Duplas de Voleibol – Frei Gil Voleibol Clube; 11h30 – Desfile de Motos – Oiãcelera; 16h – Melodias do Levira; 17h – Grupo Etnográfico Bairrada Ribeirinha; 18h – Grupo de Folclore Identidade Lusa; 20h – Tuna da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro.