Assinar
Anadia // Bairrada  

Câmara Municipal de Anadia satisfeita com forte adesão a concurso de Ideias de Negócio

 

Foram mais de quatro dezenas as candidaturas que se apresentaram ao concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho, promovido pela Câmara Municipal de Anadia, em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). No passado dia 24 de fevereiro, nos Paços do Município, teve lugar o início do processo de seleção do vencedor, já que o prazo de entrega das candidaturas encerrou a 31 de janeiro último.
O Concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho lançou como desafio a apresentação de uma ideia de negócio original relacionada com o setor da vinha e do vinho, com aplicabilidade no Município. Agora, findo o prazo para a entrega das candidaturas, os responsáveis mostram-se satisfeitos ao contabilizarem mais de 40 ideias recebidas, número que superou as expetativas.
No encontro, que juntou representantes da Câmara Municipal e do IPC, bem como elementos de entidades parceiras, foi consensual a opinião de que os bairradinos responderam de forma muito positiva ao repto lançado, mostrando ter ideias para um dos setores mais importantes da economia da região.
Cabe agora ao júri avaliar os projetos apresentados, missão que, nos termos do regulamento do concurso, deverá ter em conta a viabilidade do projeto, a criatividade e a inovação, o perfil dos seus promotores e a qualidade da candidatura.
O vencedor será conhecido em final de março e receberá um prémio no valor de cinco mil euros, sendo dois mil e quinhentos euros em valor monetário e os restantes convertidos num ano de serviços de incubação na Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque, no caso de vir a ser constituída uma empresa resultante da ideia de negócio vencedora.
O Concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho integra o INOV.C, um sistema de apoio ao estímulo local e regional ao empreendedorismo e inovação, financiado pelo QREN, através do Programa Operacional Regional do Centro. São parceiras do projeto as diversas entidades que na região detêm uma posição estratégica no setor: Comissão Vitivinícola da Bairrada, Associação Rota do Vinho da Bairrada, Confraria dos Enófilos da Bairrada, Estação Vitivinícola da Bairrada, Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada, Associação Comercial e Industrial da Bairrada e a Vinibairrada.