Assinar


Águeda // Bairrada  

Câmara de Águeda inaugura exposição de arte sacra no posto de turismo

A Câmara Municipal de Águeda, numa parceria com a Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, realiza nas instalações do posto de turismo, até ao dia 6 de janeiro, a exposição de arte sacra com o tema “NATIVITATE. MATER”.
Esta exposição que conjuga a Arte e a Gastronomia vai levar o visitante a conhecer obras do Sec. XIV e XVIII entre outras do património da Fundação e de colecionadores privados.
A inauguração aconteceu no passado dia 12 de dezembro, com a presença dos vereadores Edson Santos e Elsa Corga.
O conservador da Fundação, Vieira Duque, não escondeu a satisfação de poder trazer algum espólio da instituição para um local diferente.
“A Câmara Municipal de Águeda está a trabalhar bem a cultura e o turismo, pelo que à Fundação compete responder afirmativamente a este tipo de desafios, mostrando algumas obras a pessoas que, porventura, ainda desconhecem todo o nosso espólio”, afirmou.
O vereador do Turismo, Edson Santos, por seu lado, teceu elogios ao espólio da Fundação e lembrou que o Posto de Turismo tem recebido outro tipo de iniciativas. “Temos realizado aqui exposição sobre as mais variadas temáticas, procurando chamar a atenção para o que temos para oferecer no nosso concelho a quem nos visita, e esta não foge à regra, uma vez que o nosso objetivo é dar a conhecer a Fundação e o seu espólio. É necessário levar a arte ao encontro das pessoas e fazendo com que estas “tropecem na arte”, possam valorizar a nossa cultura e a nossa história, afirmou, mostrando-se convicto do êxito da exposição.
A exposição vai estar patente no Posto de Turismo, até ao dia 6 de janeiro, e pode ser visitada no horário normal de funcionamento daquela infraestrutura municipal.
“No dia do encerramento, é objetivo da Fundação fazer uma tertúlia para debater um pouco o tema desta exposição”, anunciou o Conservador Vieira Duque.