Assinar


Águeda // Sociedade  

Câmara de Águeda integra rede solidária do medicamento

Programa visa garantir acesso a medicamentos por parte de cidadãos em situação de carência económica.

Um em cada dez portugueses não comprou medicamentos prescritos por dificuldades económicas, indica um estudo publicado em abril. É justamente para contrariar este cenário que a Associação Dignitude está a dinamizar, em todo o território nacional, o Programa Abem, de que o Município de Águeda é parceiro.

O protocolo foi firmado esta semana e visa, através de uma rede solidária, permitir o acesso a medicamentos, sem custos, numa farmácia associada, por parte de cidadãos do concelho previamente referenciados.

No Município e até ao momento, integram esta rede seis farmácias, que identificam as famílias carenciadas e sem capacidade financeira para suportar as despesas com os medicamentos. Cada beneficiário recebe um cartão ABEM que lhe permite aceder aos fármacos, sem custos e sem burocracias.

“Esta é uma medida que ajuda a fazer a diferença na vida dos nossos cidadãos, que vivem uma situação de fragilidade de saúde e económica e que não conseguem comprar os medicamentos que lhes são indispensáveis”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, destacando que com esta iniciativa consegue-se um triplo objetivo: controlar o quadro clínico da população mais vulnerável, travar comorbilidades e aliviar o orçamento de muitas famílias do concelho.

Através deste programa, o Município de Águeda financia em até 135 euros por cada beneficiário identificado e registado na plataforma Dignitude.

Refira-se que o ABEM é apoiado pelo “Portugal Inovação Social”, através de fundos comunitários, é um programa de âmbito nacional que se desenvolve localmente com base numa rede colaborativa de entidades parceiras e, para além da população carenciada identificada, pretende abranger também os casos de inesperada carência económica decorrentes de situações de desemprego repentino ou de confronto com doença incapacitante, entre outras, que serão analisados caso a caso.

Para mais informações, os interessados devem contactar os Serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Águeda, através do 234 610 070.

Farmácias da Rede Solidária em Águeda

– Farmácia Simões Roque

– Farmácia Santil

– Farmácia Santiago

– Farmácia Recardães

– Farmácia Nogueira Janeiro

– Farmácia Macinhata