Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Município ganha selo de qualidade na gestão de resíduos urbanos

O Município de Oliveira do Bairro foi premiado com um “Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos”. O galardão foi atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), em parceria com o Jornal Água & Ambiente, no âmbito do 9.º Fórum Nacional de Resíduos. Apenas 14 autarquias, a nível nacional, foram reconhecidas.

Reconhecimento. Para Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, trata-se de “mais um reconhecimento de âmbito nacional que premeia o trabalho desenvolvido pela autarquia, desta vez na área dos resíduos, onde temos apostado de forma estratégica, especialmente na sensibilização das crianças para esta temática”.
Atividades como “Da loja ao lixo é apenas um passo”, “Respeitar os sinais é sinal de Civismo” “Plantação de Carvalhos nas Escolas”, a participação no Peditório Nacional de Pilhas e Baterias Usadas ou a divulgação das iniciativas e conteúdos de sensibilização para a área ambiental nos vários suportes de comunicação da autarquia, são apenas algumas das iniciativas dirigidas a todos os públicos, das crianças aos seniores, que o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro leva a cabo durante todo o ano, enquadrando-as em projetos como a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos ou a Agência para a Sustentabilidade e Competitividade da Região de Aveiro, que o Município integra. Além desta dinâmica de sensibilização e participação, também a qualidade dos serviços implementados revela um especial desempenho e uma excecional melhoria em aspetos referentes à adequação da interface com o utilizador, à sustentabilidade da gestão do serviço e à sustentabilidade ambiental.

Prémios. A distinção integra-se na 8.ª edição dos Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos (vertente resíduos), que este ano, e pela primeira vez, atribuiu também os Selos de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, iniciativa que integra o 9.º Fórum Nacional de Resíduos.
Os prémios distinguiram entidades que se destacam no cumprimento de rigorosos objetivos de qualidade de serviços, definindo-se como um símbolo de prestígio para as entidades gestoras e simultaneamente um estímulo para a melhoria da prestação de serviços à população.