Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

Oliveira Bairro: Debate PES & Contras muito interventivo

No passado sábado, dia 28 de março, no Auditório do Espaço Inovação, realizou-se o III Encontro de Profissionais do setor de Economia Social e Solidária que tinha como principal objetivo o debate de ideias e de opiniões que pretendem a promoção da prestação de serviços de excelência nas OESS (Organizações de Economia Social e Solidária).
A mesa de debate foi moderada por Oriana Pataco (Diretora do Jornal da Bairrada), tendo como oradores Rui Monteiro (representante do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro), Ania Reis (representante da União Concelhia de IPSS`s de Águeda), Luciana Gravato (ex-Vice Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa), Maria Emília Santos (presidente da Delegação Centro da Associação dos Profissionais de Serviço Social), Cristina Arnaut (consultora e formadora na área de marketing em OESS), Luísa Coelho (Diretora Técnica da Bela Vista de Águeda), José Ignácio Martin (responsável pelas disciplinas ligadas à gestão de serviços de saúde e sociais para os seniores na Universidade de Aveiro). É de salientar a participação dos elementos da plateia, que intervieram ativamente nos temas abordados, ajudando a dinamizar o debate.
O tema em discussão no I Painel direcionou-se para as exigências no perfil dos Dirigentes das OESS – Ética vs Interesses Instalados. Sobre esta temática, Maria Emília Santos salientou que “não há um perfil, há perfis. Não há uma realidade social, há várias. O dirigente social voluntário assenta num modelo do bem-fazer, mas se queremos passar para um modelo remunerado, devemos dar prioridade à formação.”
As temáticas do debate giraram em volta do financiamento e sustentabilidade das OESS, do regime de voluntariado ou remuneração das Direções das OESS, a intervenção e papel da Rede Social, o poder das Misericórdias Portuguesas vs poder das IPSS (relativamente a esta questão um elemento da plateia justificou: “estamos no mesmo setor a lutar com armas diferentes”), a igualdade de oportunidades para todos os clientes das OESS, bem como no cálculo do rendimento per capita do agregado familiar, a qualidade dos serviços prestados e a sua humanização, a aproximação das organizações às pessoas, ponderação, prudência, proatividade e transparência na gestão das OESS.
Este debate foi rico em opiniões, ficando, no entanto, por clarificar questões como o Perfil emergente dos Diretores Técnicos/Diretores Gerais nas OESS e a alteração dos Estatutos das IPSS´s ao abrigo do Decreto-Lei n.º 172-A/2014 de 14 de novembro, tendo ficado a promessa de um próximo agendamento para debater estas questões.
O III Encontro PES foi ainda marcado pelos momentos musicais proporcionados pelo grupo Coimbra Gospel Choir.
A ACIB e a Pegada Social (2.ª Edição da Especialização em Direção Técnica e Coordenação Pedagógica) deixam um agradecimento a todos os intervenientes, parceiros, patrocinadores e participantes do evento.