Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

“Museu Com Vida” no Troviscal

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, através do Museu de Etnomúsica da Bairrada, vai organizar, de 4 a 29 de maio, mais uma edição do “Museu com VIDA!”, iniciativa integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Museus.
Durante estes dias, o Museu sedeado no Troviscal vai apresentar uma importante e vasta programação cultural, com iniciativas dirigidas a públicos de todas as idades, que poderão participar de forma totalmente gratuita.

Programa. Da programação de 2015, destacam-se a apresentação de mais um número da publicação “Figuras da Música da Bairrada”, este ano dedicado ao Maestro Joaquim Simões Pleno, que será apresentada pelo Maestro Daniel Vieira no dia 16, às 18h, no Auditório do Espaço Inovação, e a iniciativa “O Museu está na Escola”, que se realiza de 4 a 29, e que por mais um ano leva o Museu de Etnomúsica da Bairrada a visitar todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho.
De salientar também, no dia 13, a inauguração da exposição “Os Jazzes da Bairrada”, presente na edição deste ano do “VIVA as Associações”. No dia 15, a programação volta-se novamente para os mais novos (dos 6 aos 12 anos), com a iniciativa “Uma Noite no Museu”, e no dia 18, Dia Internacional dos Museus, será a vez da população sénior, a quem será apresentado o espetáculo músico-teatral intitulado “Avós da Rádio”, a mais recente criação da d’Orfeu, em que duas locutoras apresentam uma emissão que andará pelos anos 40 a 60, à volta das canções da época, num espetáculo interativo com os seniores e as suas memórias musicais.

Museu. Inaugurado em 2005, o Museu de Etnomúsica da Bairrada é um projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina. Para além de exposições temáticas, o Museu possui uma vasta coleção de instrumentos, partituras, gravações, documentação variada e depoimentos.