Assinar


Gala do Desporto // Nomeados  

Gala do Desporto 2015 – Nomeados

LOGO-5-GALA-DESPORTOO Jornal da Bairrada vai organizar, pelo quinto ano consecutivo, com o apoio da Câmara Municipal de Vagos, a sua Gala do Desporto. A 5.ª Gala do Desporto terá lugar a 17 de outubro de 2015, no Pavilhão Municipal de Vagos, com início marcado para as 21h.

Esta 5.ª Gala do Desporto Jornal da Bairrada/Câmara Municipal de Vagos tem como objetivo reconhecer e premiar publicamente o mérito de atletas, clubes, dirigentes desportivos, treinadores e outras entidades que mais se destacaram na prática das suas modalidades nos concelhos de Oliveira do Bairro, Anadia, Águeda, Cantanhede, Mealhada e Vagos na época desportiva de 2014/2015.

A época compreende o período desportivo entre setembro de 2014 a 15 de setembro de 2015.

Serão atribuídas 13 categorias de prémios: Atleta do Ano; Revelação do Ano; Treinador do Ano; Equipa do Ano; Dirigente do Ano; Associação Desportiva do Ano; Prémio Dedicação; Prémio Especial do Júri; Prémio Carreira; Prémio Personalidade Desportiva do Ano; Prémio Incentivo; Alto Prestígio e Mérito Desportivo.

O espetáculo durante a Gala será garantido pelo grupo Saxo Box e pela Academia de Dança Rhythm & Dance.

Confira aqui os nomeados para as cinco principais categorias (Atleta do Ano, Treinador do Ano, Equipa do Ano, Associação Desportiva do Ano e Dirigente do Ano) e cujo vencedor só será conhecido no dia da Gala.

NOMEADOS

Atleta do Ano

João Fonseca (Gira Sol)
Campeão nacional de juniores em pista coberta nos 400 metros planos e nos 800 metros; Campeão de Portugal em Pista Coberta/Campeonato de Esperanças na prova de 800 metros, acumulando ainda o título de campeão nacional de Sub-23 nos 800 metros; Campeão Nacional de Juniores em Pista Coberta nos 400 e 800 metros planos; Campeão Nacional de Juniores em pista ao ar livre nos 800 metros; Vice-campeão de juniores em pista ao ar livre nos 400 metros; Terceiro atleta do ranking nacional absoluto nos 800 metros (1m, 49, 45); Recordista distrital absoluto nos 400 e 800 metros; Foi convocado para o Campeonato da Europa de Juniores; Integrado no Plano de Apoio ao Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Atletismo.

Vanda Ribeiro (GRECAS)
Campeã Nacional de Corta-Mato Masters. Campeã Mundial Masters na prova de 2000 metros obstáculos no escalão W40, conseguindo bater novo recorde na distância, fazendo o tempo de 7:26.65. O Campeonato do Mundo foi realizado em Lyon (França). Fez parte da equipa que foi campeã nacional de Clubes da 2.ª Divisão.

 Soraia Silva (Clube Ciclismo Bairrada)
Apenas com 17 anos, já é uma promessa do ciclismo português. Campeã Nacional de Pista em Scratch e vencedora da Taça de Portugal em Estrada de Juniores em ciclismo.

 Treinador do Ano
Rui Rodrigues
Treinador da equipa de Sub-18 do Moita Rugby Clube da Bairrada. Campeão Nacional na variante de Sevens.

 Carlos Tribuna
Treinador da equipa de infantis masculinos do Frei Gil Voleibol Clube – Campeã Nacional. Treinador da equipa de iniciados masculinos de voleibol – Campeã Nacional do Desporto Escolar; Atletismo (IPSB). Juvenis femininos – vice-campeãs nacionais escolares e terceiras nos Jogos FISEC em Malta; Atletismo (IPSB). Iniciados femininos e masculinos. Campeões nacionais escolares; Treinador das equipas de atletismo do IPSB e treinador dos atletas Leandro Ramos, Érica Grangeia e Juliana Rei (Gira Sol).

 João Almeida
Treinador dos Iniciados do Anadia Futebol Clube pelo excelente trajeto que teve no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, onde foi a quarta melhor equipa do país. Uma prestação histórica para o clube bairradino, que nunca tinha chegado a um patamar tão alto no futebol de formação. Treinador metódico e disciplinado, nunca perdeu de vista a base que vinha de trás e, com essa estrutura, montou uma equipa competitiva e com jogadores de grande qualidade.

Equipa do Ano

 Equipa de Sub-18 do Moita Rugby Clube da Bairrada
Campeã Nacional na variante de Sevens. Depois do título de Sub-18 há dois anos na variante de 15, o Moita Rugby Clube da Bairrada voltou de novo ao topo do rugby da formação a nível nacional. O trabalho de base começa a dar frutos e este título é um exemplo disso mesmo.

 Equipa de Voleibol de Infantis Masculinos do Frei Gil Voleibol Clube
Campeã Nacional. A simbiose tem sido perfeita entre o IPSB e o Frei Gil no recrutamento dos atletas, muitos deles com a bagagem de terem representado a Escola no Desporto Escolar e também com grande sucesso.

Equipa de Iniciados do Anadia
Venceu a Série D, onde apenas perdeu cinco pontos (empate com Benfica e Castelo Branco e derrota com a Académica) e teve o melhor ataque (63 golos). Na fase de Apuramento de Campeão Centro, o Anadia ficou em primeiro lugar, com os mesmos pontos do Sporting, ganhando o direito de participar no título de campeão nacional com Benfica, Sporting e FC Porto. Acabou no 4.º lugar, batendo-se com os outros tubarões do futebol nacional com grande personalidade.

Associação Desportiva do Ano

 IPSB – Instituto de Promoção Social de Bustos
Desportivamente, o IPSB divide-se em três áreas: Desporto Escolar nas modalidades de atletismo, ginástica e voleibol. Frei Gil Voleibol Clube e Clube de Ginástica em termos federados. Nas competições de Desporto Escolar, tem conquistado o carinho e respeito de todos os adversários mas principalmente pelas entidades organizadoras regionais, nacionais e internacionais pelos excelentes resultados desportivos obtidos. 2014/2015 foi um ano ímpar em termos de conquistas nacionais e internacionais.

Na modalidade de Atletismo conquistou a nível individual: 12 pódios nacionais individuais (4 campeões nacionais); 6 pódios internacionais individuais nos Campeonatos do Mundo Desporto Escolar dos Jogos da FISEC (1 Campeão do Mundo) e 2 pódios internacionais individuais no Campeonato do Mundo de Desporto Escolar na China (2 terceiros lugares).

Na modalidade de Ginástica conquistou a nível individual: 2 pódios de vice-campeões nacionais.

Na modalidade de Atletismo conquistou a nível coletivo: Iniciados Masculinos (Campeões Nacionais); Iniciados Femininos (Campeãs Nacionais) e Juvenis Femininos (Vice-campeãs Nacionais).

Na modalidade de Voleibol conquistou a nível coletivo: Iniciados Masculinos (Campeões Nacional); Iniciados Femininos (Vice-campeãs Nacional) e Juvenis Femininos (Vice-campeãs Nacional).

A nível federado, o Frei Voleibol Clube sagrou-se campeão nacional através da sua equipa de infantis masculinos.

O Clube de Ginástica consagrou os seguintes atletas: Noémia Conceição. Campeã Nacional Paralelas Assimétricas e de Solo no Campeonato de Base de Ginástica Artística em Iniciados.

-Joana Tarrafo. Campeã Nacional Saltos e Solo em Juvenis.

-Henrique Loureiro. Campeão Nacional Solo e Saltos em Iniciados.

ADREP – Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça
É uma das associações que mais se tem distinguido na sua participação desportiva ao longo dos anos. Na época 2014-2015, no atletismo alcançou 88 medalhas em campeonatos distritais; 15 medalhas em campeonatos nacionais; 6 pódios distritais coletivos e um pódio nacional coletivo. Destaques para os títulos nacionais de José Barbosa, nos 800 metros; Erica Gomes, campeã nacional no Campeonato Nacional de Deficientes Intelectuais/Ar Livre e Márcia Cardoso, campeã nacional universitária nos 400 metros.

Na formação alcançou 7 medalhas nacionais em federados, 4 medalhas nacionais escolares e 51 medalhas distritais, numa época onde teve 91 atletas inscritos.

No futsal conta com 76 atletas, distribuídos pelos petizes, traquinas, benjamins, infantis, iniciados e seniores. Foi campeã distrital em traquinas e em benjamins, tendo, neste escalão, ganho também a Supertaça distrital.

No Judo conta com 50 atletas federados, no BTT 22, Karate 12 e 9 na Ginástica Rítmica.

No total, conta com 260 atletas em seis modalidades desportivas.

Destaque ainda para a organização do Grande Prémio de Atletismo, que engloba mais de 400 participantes e para diversos torneios de futsal (formação).

GRECAS
Fundada em janeiro de 1977, a coletividade da Junta de Freguesia de Santo António de Vagos tem canalizado todas as suas forças no atletismo, ombreando com os melhores clubes nacionais com resultados bastantes positivos. E também já galgou além-fronteiras com alguns atletas a participar em provas internacionais.

Um dos grandes destaques da época vai para o título de campeã nacional de clubes da 2.ª divisão da equipa feminina, competição que se realizou no Estádio Municipal de Vagos. Foi ainda campeã de Portugal na estafeta 4X400 metros e campeã de Portugal de Corta-Mato Masters.

Dirigente do Ano

Vasco Oliveira – Presidente do Anadia Futebol Clube
Trouxe para o Clube uma nova lufada de ar fresco com a aposta declarada na formação. Os frutos estão à vista de todos, com três equipas (Iniciados, Juvenis e Juniores) a participar nos campeonatos nacionais, com a primeira a ter o melhor desempenho de sempre na história do Clube, como quarta melhor equipa nacional. A equipa principal, maioritariamente constituída por jogadores oriundos da formação, conseguiu, mais uma vez, a manutenção no Campeonato Nacional de Seniores, tendo mesmo ganho a Série D – Fase de manutenção. Com o intuito de não deixar o trabalho a meio, depois de dois anos como Comissão Administrativa, assumiu, pelo mesmo período, a liderança da Direção e, voltou a apostar forte na formação com a inscrição de uma equipa B no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Aveiro.

 Jorge Coimbra – Presidente do Hóquei Clube da Mealhada
É talvez um dos clubes mais ecléticos da região da Bairrada com as seguintes modalidades: hóquei, natação, karate, kickboxing, patinagem artística, tendo ainda uma escola de ballet e patinagem. Aos 49 anos, assumiu o clube em junho de 2014 para um mandato de dois anos e implantou 40 medidas, numa coletividade fundada em 1971.

 José Luís Alves – Presidente do Recreio Desportivo de Águeda
Fez parte de duas comissões administrativas. Nesse período, com o clube em dificuldades diretivas, foi-lhe limpando a imagem, dando, paulatinamente, um cunho de grandeza a um clube com 91 anos de existência. Relançar o clube é uma das suas metas, daí que tenha assumido a presidência da direção o biénio 2014/2016, com um grupo de 30 elementos. A recuperação e credibilidade do Águeda tem sido visível nestes últimos anos e só falta mesmo o tão desejado regresso aos campeonatos nacionais. Na época passada falhou esse objetivo por um golo, ganhou a Taça e Supertaça do Distrito de Aveiro e, na presente época, apostou forte para devolver o clube ao lugar a que tem direito.