Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Agricultura Biológica em debate

“Agricultura Biológica: apoios numa Política Agrícola Comum mais verde” foi o assunto que, no passado dia 11 de março, atraiu perto de uma centena de pessoas ao auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, para ali participarem num seminário organizado pela Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio), em parceria com o Município de Anadia.
Indo ao encontro das preocupações da autarquia em matéria de ambiente e de desenvolvimento sustentável, este seminário abordou a Política Agrícola Comum (PAC) 2014-2020, a fim de permitir aos cidadãos um maior e mais esclarecido envolvimento no desenvolvimento e implementação da nova Política Agrícola Europeia, na qual a Agricultura Biológica tem destaque, dado o reconhecimento, pela União Europeia, do rápido desenvolvimento do setor europeu dos produtos biológicos.
A abertura da sessão esteve a cargo da edil anadiense, Teresa Cardoso, do Chefe da Delegação de Aveiro da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro, João Paulo Crespo, e do Presidente da Direção da Agrobio, Jaime Ferreira.
António Lopes versou a conversão para a agricultura biológica, sendo abordadas questões como a alimentação, a produção e a comercialização de produtos biológicos, bem como a formação disponível sobre o assunto.
Já Nuno Russo deu a conhecer a Bolsa Nacional de Terras, uma medida do Ministério da Agricultura destinada a mitigar o abandono de terras e a corresponder à procura destas pelos agricultores. Referiu que a consulta à plataforma informática que serve a bolsa permite concluir que nenhum terreno situado no concelho de Anadia está ali recenseado, motivo pelo qual incentivou os proprietários interessados a efetuarem o seu registo no website da Bolsa de Terras, e a ali inserirem informação sobre as propriedades disponíveis. Esclareceu que, tratando-se de terrenos de particulares, a negociação é feita diretamente entre o interessado e o proprietário (na sua área reservada), sem intervenção do Ministério da Agricultura, pois a missão deste limita-se à manutenção de uma ferramenta onde essa informação está disponível. Por fim, numa intervenção dedicada aos apoios da Política Agrícola Comum, Jaime Ferreira explicitou os auxílios existentes, em particular os destinados aos Jovens Agricultores.
No final, os participantes, mais habituados a práticas agrícolas convencionais, reconheceram a abertura das entidades oficiais para os apoiarem em caso de opção pela produção biológica, tendo também mencionado a pertinência da Bolsa de Terras, embora defendam a necessidade de uma maior divulgação e de uma articulação entre todos os interessados no processo.17