jose_cid

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, vai inaugurar a ExpoBairrada 2016, esta  sexta-feira, pelas 19h30. No primeiro fim de semana do certame destacam-se os espetáculos de José Cid (sexta-feira), Os Azeitonas (sábado) e Plano B (domingo).
Até 17 de julho, o Espaço Inovação vai receber ainda outros grandes nomes da música nacional, como Richie Campbell (dia 12), Quim Barreiros (dia 13), C4 Pedro (dia 14), Agir (dia 15) e Mikael Carreira (dia 16), a que se junta o espetáculo “Canta-me como Foi”, no dia 11, da Escola de Artes da Bairrada.
De salientar que o Espaço Inovação contará com 3 palcos, apostando na diversidade e qualidade não só dos “grandes nomes da música nacional” mas também em projetos musicais do concelho e da região, que na ExpoBairrada têm a oportunidade de apresentar o seu trabalho para um público mais vasto.
Para além dos espetáculos, a ExpoBairrada 2016 reforça o seu posicionamento enquanto grande montra da região, apresentando-se este ano sob o conceito – “Tanta Bairrada num só Espaço”, que eleva Oliveira do Bairro a capital da região bairradina, numa demonstração das suas múltiplas vertentes diferenciadoras, como são a indústria, o comércio e os serviços, mas também a gastronomia e a enologia ou o artesanato e o desporto equestre.

Apoio ao tecido económico. Com organização da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a ExpoBairrada apresenta-se como palco privilegiado para a afirmação e desenvolvimento da economia da região, “constituindo-se como um contributo, apoio e incentivo ao nosso tecido económico, na certeza de que vale a pena investir em iniciativas que promovam as empresas e o concelho, gerando riqueza e criando emprego”, conforme refere Mário João Oliveira, Presidente da autarquia.
O salto qualitativo do certame conseguido no ano passado vai ter sequência nesta edição de 2016, com o aumento significativo do número de expositores, em mais uma prova de que o tecido empresarial reconhece este certame como a grande montra do que de melhor se faz nesta região, contribuindo para a construção da marca Bairrada enquanto património identitário.
Para a edição de 2016, o Município de Oliveira do Bairro volta a contar com a parceria de entidades locais e regionais, como são os casos da Associação Comercial Industrial da Bairrada (ACIB), Associação Equestre da Bairrada, Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro (CALCOB), Clube Ornitófilo da Beira Litoral, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Comissão Vitivinícola da Bairrada, Rota da Bairrada e Kiwicoop.
A versatilidade do programa permite a apresentação de um conjunto de propostas diversificadas e convidativas, a preços bastante acessíveis, para toda a família, para o público que procura conciliar negócios com lazer e para os aficionados da arte equestre.
As entradas para a ExpoBairrada variam entre 1 euro e 1,50 euros, com acesso a todas as zonas. Para crianças até 10 anos de idade a entrada na feira mantém-se gratuita.

Festival do Kiwi e Sabores da Bairrada na ExpoBairrada

A Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) vai organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, de 9 a 17 de julho, o Festival do Kiwi e Sabores da Bairrada, que decorrerá no recinto da ExpoBairrada, no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde – Oliveira do Bairro.
Durante o Festival vão decorrer várias atividades tendo em vista a divulgação da oferta e produtos gastronómicos da Região da Bairrada.

Prova de Vinhos. O festival inicia-se com uma prova de vinhos comentada, que decorrerá no dia 9, das 15h às 18h. Esta atividade pretende divulgar alguns vinhos da região, através da prova e comentários acerca dos mesmos, e será conduzida pelo técnico superior da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, José Carvalheira.

Cozinha ao Vivo. A demonstração ao vivo de pratos confecionados com produtos da região decorre de 9 a 16 de julho e contará com a presença de vários chefes. Nos dias 9, 11, 12 e 13 os “Sabores da Bairrada – Sabores Reinventados”. Os dias 10 e 16 serão dedicados aos “Sabores da Bairrada Tradicionais”, onde estarão presentes várias confrarias da região a apresentarem os pratos tradicionais que são a sua bandeira. A 14 será o dia dedicado às “Hortícolas da Nossa Terra”, que será dinamizado pela Calcob. Já o kiwi terá a sua tarde no dia 16, com a participação da Kiwicoop. Além dos chefes, o evento contará com caves/produtores da região, que vão apresentar os vinhos/espumantes mais adequados para acompanhar os pratos confecionados.

Concurso de Melhor Sobremesa com Arroz. O Concurso Melhor Sobremesa com Arroz realiza-se a 17 de julho, pelas 15h, também no recinto da ExpoBairrada. Com esta iniciativa, a ACIB pretende promover e divulgar a utilização do arroz, na confeção de sobremesas, tanto tradicionais como inovadoras.
O concurso está dividido nas categorias de amadores (Público em Geral e Associações) e profissionais (Padarias, Pastelarias, Restaurantes, Escolas de Hotelaria e Profissionais da área). Os doces vão ser apreciados/avaliados por um Júri, composto por um chefe de pastelaria, um chefe de cozinha e uma entidade da área. A avaliação terá em conta os seguintes critérios: apresentação, paladar e originalidade.
Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados de cada categoria e certificados de participação a todos os participantes.