Assinar


Bairrada // Mealhada  

Troféu de Solidariedade rendeu 17.070 euros para as duas corporações de Bombeiros

bombeiros_mealhada

O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, entregou, na penúltima quarta-feira, um donativo de 8.535 euros a cada corporação de bombeiros do concelho: Mealhada e Pampilhosa.
O valor total – 17.070 euros – resulta de donativos recolhidos junto de empresas, instituições e munícipes, sob o mote do Troféu de Solidariedade.
O jogo realizou-se no dia 24 de agosto, no Estádio Municipal Dr. Américo Couto, e colocou em campo o Futebol Clube da Pampilhosa contra uma seleção de jogadores oriundos de diversas equipas do concelho, nomeadamente do Clube Desportivo do Luso, do Centro Recreativo de Antes, do Grupo Desportivo da Mealhada e do Sport Clube Carqueijo.
Cada espetador contribuiu com 5 euros para assistir à partida (cujo resultado, de 6-0, é aqui o que menos importa…), no entanto houve muitas pessoas e empresas que entregaram donativos de maior valor.
Rui Marqueiro mostrou-se claramente satisfeito com o resultado desta ação e com a demonstração de solidariedade dos munícipes e empresas da Mealhada. “Quero agradecer em particular ao sr. vice-presidente Guilherme Duarte e ao sr. vereador José Calhoa, que se empenharam fortemente nesta ação e a todos os que contribuíram”, salientou o autarca.

Forte relação entre bombeiros e população. O presidente da direção da Associação de Bombeiros Voluntários da Mealhada, Nuno Canilho, começou por enaltecer, “mais do que o valor em si, o gesto”. “Os dias 10, 11 e 12 de agosto são dias negros para a nossa história, mas mostraram que os mealhadenses gostam dos seus bombeiros, apreciam o seu trabalho e demonstraram-no de uma maneira emocionada e comovente”, destacou.
Acrescentou que “o volume de água, leite, bolachas, carne, etc., que recebemos, bem como donativos em dinheiro, foi absolutamente fantástico”. “Ficou demonstrada a forte relação entre a população e os bombeiros”.
Nuno Canilho deixou um forte elogio ao corpo ativo de bombeiros de ambas as corporações. “Estes incêndios demonstraram que as nossas corporações estão aptas, bem equipadas e que têm um conjunto de pessoas capazes e com uma grande capacidade de abnegação.”
O presidente dos Bombeiros da Mealhada agradeceu ainda às cinco equipas do concelho que se disponibilizaram para realizar o jogo de solidariedade e adiantou que este donativo de 8.535 euros será empregue numa viatura para proteção civil (combate a incêndios).
Por sua vez, o presidente da direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa, Rogério Silva, realçou que “é nestas situações que se vê o quanto as pessoas são solidárias” e afirmou que este dinheiro será “destinado ao corpo de bombeiros”.
Oriana Pataco
oriana.b.pataco@jb.pt