Assinar
COVID-19 // Ílhavo // Região  

Abertura da Época Balnear nas praias de Ílhavo marcada para sábado (dia 20)

A Câmara Municipal de Ílhavo agendou para o próximo sábado, dia 20 de junho, a abertura da Época Balnear 2020, sob o lema “A Segurança é a sua praia”.

Segundo a Câmara, este será um verão atípico e excecional, que merece especial atenção por parte da autarquia, seja na implementação de um conjunto significativo de normas e regras enquadradas com as orientações da Direção-Geral da Saúde, seja num trabalho mais intenso e estreito com a Autoridade Marítima, os Nadadores-Salvadores e os Apoios de Praia.

“Aos munícipes e a quem visita as praias do Município de Ílhavo (Barra, Costa Nova e Jardim Oudinot), a Câmara Municipal apela para o cumprimento dos procedimentos e normas que estão afixados nos acessos aos areais e para que tenham presente que a pandemia Covid-19 está longe de estar erradicada, apesar de controlada, e que cada ação individual poder ter consequências e impactos no coletivo, colocando em causa todo o esforço social e económico que tem sido feito”, refere a autarquia.

Para tal, exige-se a particular atenção, no areal, para o distanciamento entre toalhas e guarda-sóis, para a proibição dos jogos de praia; nos apoios de praia, nos chuveiros e instalações sanitárias para o uso obrigatório de máscara e de calçado; nos passadiços para o distanciamento, as orientações de circulação e o igualmente obrigatório uso de máscara e calçado.

A autarquia sugere ainda aos cidadãos que verifiquem, antes da deslocação às praias, qual o estado de lotação de cada zona balnear, através do site da Agência Portuguesa do Ambiente (www.apambiente.pt) ou nas várias aplicações móveis que existem, como, por exemplo, a “Praia em Direto” do Instituto de Socorros a Náufragos ou a “Posso Ir?” da DecoProteste.

Por último, importa recordar que a Praias da Costa Nova e da Barra foram galardoadas, mais uma vez, com a Bandeira Azul, Praia Acessível – Praia para Todos e com o Selo de Qualidade de Ouro da água do mar.

Lotação das Praias do Município de Ílhavo (segundo os dados Agência Portuguesa do Ambiente):

Praia da Meia Laranja (Praia Velha): 2.300 pessoas

Praia da Barra (sul): 11.800 pessoas

Praia da Costa Nova: 11.000 pessoas

Praia do Jardim Oudinot: 400 pessoas