Assinar
Anadia // Sociedade  

Anadia: Parque Ecológico integra moinho de água e custa 95 mil euros

Vila Nova de Monsarros vai ter um parque ecológico. A intervenção está a ser realizada pelo município de Anadia, terá um custo aproximado de 95 mil euros e um prazo de execução de quatro meses.
Ao todo são 1600m2 transformados em parque ecológico.


Associado a esta intervenção será construído naquele espaço um Moinho de Água Museológico, no âmbito do Orçamento Participativo do Município de Anadia, num investimento que ronda os 43.500 euros.


Trata-se de um espaço junto ao rio da Serra, bem perto do núcleo urbano da povoação, apresentando todas as condições para ser potenciado e valorizado, proporcionando benefícios diretos e indiretos à população local.


O projeto prevê a implementação de diversas infraestruturas, desde redes de águas pluviais e abastecimento de água, bebedouros e iluminação pública, bem como a criação de diferentes espaços para um conjunto de atividades de recreio e zonas de lazer (parque infantil, campo de basquetebol, estacionamento, entre outros). Será também colocado mobiliário urbano, nomeadamente bancos, papeleiras e bebedouros.
O projeto tem como objetivo primordial reabilitar este espaço, dotando o mesmo de condições fundamentais ao nível da estruturação dos espaços e suas valências, nomeadamente no que respeita ao recreio ativo e passivo que visa atrair públicos diversos e promovam o convívio intergeracional.


Aproveitando a intervenção, a autarquia vai complementar aquele espaço com a construção de um moinho de água museológico, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo.
Com a construção deste moinho museológico, pretende-se perdurar no tempo a memória de pelo menos uma dezena de moinhos de produção que existiam ao longo do Rio da Serra (Rio Angarna).


É intenção fazer um espaço museológico e interpretativo que permita explicar às gerações vindouras o que se fazia com este tipo de equipamentos, capaz de sensibilizar as populações locais e de atrair visitantes à freguesia de Vila Nova de Monsarros.