Assinar


Sociedade

Operação “Internet Mais Segura 2021” alerta comunidade escolar para comportamentos de risco

Ação vai ser divulgada através de 892 estabelecimentos de ensino que se associaram a esta iniciativa, sendo previsível alcançar mais de 105 000 alunos.

Não é por acaso que a Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com a Microsoft Portugal lança, hoje, a operação “Internet Mais Segura 2021”.

O Dia da Internet Mais Segura celebra-se precisamente hoje, dia 9 de fevereiro e, para assinalar a data, a GNR, em parceria com a Microsoft Portugal, lança esta operação – a decorrer até ao dia 12 de fevereiro – que visa prevenir comportamentos de risco relacionados com a utilização da Internet.

As ações de sensibilização digitais são direcionadas à comunidade escolar e vão focar-se nas crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos. Questões como o cyberbullying,  furto de identidade, privacidade, incorreção das fontes de informação, vírus informáticos e a dependência da internet, na qual se destacam os videojogos, são alguns dos temas que vão ser divulgados em 892 estabelecimentos de ensino que se associaram a esta iniciativa, sendo previsível alcançar mais de 105 000 alunos.

Acrescente-se que face à atual situação pandémica e a continuidade do ensino não presencial foram determinantes para que a GNR e a Microsoft Portugal se tenham associado para disponibilizar conteúdos digitais que visam sensibilizar a comunidade escolar para estas problemáticas.

Estas ações vão ser levadas a cabo pelas Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC).

A GNR aconselha ainda que se tenham alguns cuidados para melhorar a sua privacidade online, destacando as seguintes dicas:

– Use passwords fortes;

– Não guarde os seus dados pessoais no navegador da Internet;

– Não partilhe dados privados nas redes sociais e nos sites de consulta;

– Mantenha o seu antivírus atualizado;

– Verifique e controle a dependência de internet junto dos seus familiares e amigos.