Assinar
Anadia // Economia // Negócios & Empresas  

PME Líder: Afonso O. Costa lança novidades para o setor florestal

Afonso O. Costa – Fábrica de Máquinas Agrícolas e Florestais é a uma empresa de referência no mercado dos produtos ligados à exploração florestal e agrícola.

Num concelho onde a mancha florestal e a exploração deste recurso ocupa um lugar de destaque na economia local, a Afonso O. Costa – Fábrica de Máquinas Agrícolas e Florestais (Malaposta-Anadia) acaba de criar duas novas soluções que complementam (na colheita da madeira) a vasta gama de equipamentos que já disponibiliza para este setor de atividade. Falamos da enfardadeira CB600 e das cabeças de abate FB500 e FB350, tendo as duas primeiras sido apresentadas recentemente no maior certame dedicado ao setor – a Expoflorestal.

“Somos fabricantes de produtos de raiz, desde o projeto, passando pela produção dos componentes, até ao produto final”, destaca Gonçalo Ferreira, do departamento de projeto.

“É o produto mais complexo que desenvolvemos mais recentemente”, diz, destacando igualmente que a enfardadeira, vulgarmente conhecida como compressor de rama, começou a ser desenvolvida em 2016, sendo também uma inovação criada pela empresa, com a vantagem de poder contar ainda com um apoio especial que permite que funcione em cima de um reboque florestal. Este compressor de rama tem como função compactar a rama sobrante de eucalipto e pinho após a retirada da madeira, facilita, assim, o processamento deste subproduto na mata.

Leia esta e outras reportagens no caderno especial PME Líder 2021