Assinar
Águeda // Sociedade  

Câmara lança ultimato ao Ministério da Saúde por causa de Belazaima do Chão

Presidente da Câmara assegura que só assina descentralização de competências depois de ver unidade de saúde de Belazaima do Chão a funcionar.

O Município de Águeda só assina o auto para a descentralização de competências na área da Saúde quando estiver a funcionar a unidade de saúde de Belazaima do Chão, disse esta sexta-feira ao JB o presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida.

O autarca informou que foi contactado pelo Gabinete do Ministério da Saúde para que o Município viesse a assinar o auto de descentralização de competências, mas respondeu de imediato que não assinaria o documento enquanto o mesmo não contemplasse todas as unidades de saúde do concelho, uma vez que tal auto deixava de fora a unidade de saúde de Belazaima.

“Não assino presentes envenenados nem cascas de banana”, disse Jorge Almeida, achando estranho que “tanto a ARS Centro como o ACeS do Baixo Vouga tenham desistido deste objetivo, quando o gabinete do Ministério da Saúde acaba de dar razão à Câmara de Águeda e diz ter já transmitido àquelas entidades locais e regionais da Saúde a necessidade de manter aquela unidade”.

Para o autarca aguedense “há condições e equipas para que a unidade volte a funcionar e nós somos irredutíveis quanto a isso. Só assinamos o auto quando tivermos a unidade a funcionar”, reiterou.

Entretanto, Jorge Almeida lembra que a Unidade de Saúde Familiar “Souto Rio”, que começou esta semana a funcionar no Centro de Saúde de Águeda, dispõe, agora, de um quadro de profissionais completo, pelo que “não há motivo para que a US de Belazaima não possa funcionar”.

E mais, na conversa com o Gabinete do Ministério da Saúde “foi assumido que tudo iria ser feito para que esta unidade seja integrada no mapa de unidades de saúde do concelho de Águeda”.

Este é um dos assuntos que vamos desenvolver na próxima edição impressa, tentanto, até lá, as reações dos organismos locais e regionais de saúde.