Assine já
Oliveira do Bairro // Sociedade  

O. Bairro: Riscos suspeitos no carro eram afinal uma tentativa de burla

O alegado burlão sugeriu resolver o assunto “de forma amigável e imediata”. Exigiu 100 euros à senhora de 84 anos e tinha um terminal multibanco (TPA portátil) já pronto para o pagamento.

Uma mulher de 84 anos foi vítima de uma tentativa de burla, esta tarde, depois de estacionar o carro numa zona residencial, nas traseiras da Praceta Dr. Alberto Tavares de Castro e do Edifício O Adro, na cidade de Oliveira do Bairro.

Em plena luz do dia, Ema Almeida foi abordada por um homem, que a acusou de ter “batido no seu carro”, apontando para o seu para-choques traseiro, onde eram visíveis vários riscos, que alegadamente terão sido feitos naquele momento. “O homem começou a perguntar-me se eu não sabia o que estava a fazer e que lhe tinha batido, e eu respondi-lhe como era possível, se não tinha visto nem sentido nada.”

Dizendo que era de Vila Real, ou seja, de longe, o alegado burlão sugeriu resolver o assunto “de forma amigável e imediata”. “Pediu-me 100 euros e que ele daria outros 100 e ficava o assunto resolvido. Eu disse-lhe que não tinha esse dinheiro ali, ao que ele responde de imediato, que tinha um terminal multibanco [TPA]”, dirigindo-se ao carro, onde se encontrava outro homem. Segundo uma testemunha, morador num destes blocos residenciais, que assistia a tudo da sua janela, tratava-se de “dois homens, entre os 30 e os 40 anos, muito bem vestidos, num Renault Clio cinzento, que já estava todo amolgado e com o vidro traseiro partido”.

Ema Almeida, que vinha de Anadia a Oliveira do Bairro para uma sessão de fisioterapia, garante que não tinha quaisquer riscos no carro quando saiu de casa e, convencida de que nada tinha feito, seguiu a sua vida, ouvindo o alegado burlão a ameaçar chamar a polícia.

De facto, quem acabaria por chamar a polícia seria mesmo a idosa, já desconfiando estar a ser vítima de burla.

Segundo a testemunha, os homens sairiam dali poucos segundos depois. Já no local, a GNR de Oliveira do Bairro garantiu ao JB que esta tentativa de burla era “inédita em Oliveira do Bairro” e que seria feito um relatório interno, transmitindo o alerta a outros postos.

A Polícia de Segurança Pública tem alertado para o aumento de casos de burla relacionados com toques simulados em parques de estacionamento ou postos de combustível – os condutores são acusados de provocarem um acidente com danos e o burlão pede o pagamento no local para “evitar chamar as autoridades”. É uma tentativa de burla que está a ganhar popularidade e que visa enganar, sobretudo, os condutores mais idosos. Fica o alerta.