Assine já


Desporto // Outras modalidades  

Paulo Lino, da CERCIAG, é campeão do mundo de judo

O atleta da CERCIAG Paulo Lino sagrou-se, no sábado, Campeão do Mundo Individual de Judo, na categoria -60 kg, no 5.º Campeonato do Mundo de Judo para Judocas com Síndrome de Down, que decorreu entre 5 e 9 de agosto, em Lindesberg, Suécia.

Paulo Lino alcançou o lugar mais alto do pódio, em representação de Portugal, ao serviço da Seleção Nacional da ANDDI-Portugal.

Ligado à CERCIAG, de Águeda, Paulo Lino tem uma carreira marcada por títulos nacionais e internacionais. Já foi campeão do mundo em 2019 e campeão europeu em 2017 e 2021. Em 2022 e 2024 conquistou a medalha de prata nos Campeonatos do Mundo.

Mas o percurso do atleta vai muito além do judo. Paulo Lino também representou Portugal no futsal, tendo integrado a seleção campeã da Europa em 2018, e soma vários títulos nacionais no ciclismo adaptado.

Paulo Lino já foi também agraciado em várias Galas do Desporto do Jornal da Bairrada, tendo recebido em 2020, o Prémio Especial do Júri.

Já este ano, recebeu a distinção de Desporto Adaptado na Gala do Desporto de Águeda, reconhecimento de uma carreira que conta já com mais de duas dezenas de títulos nacionais.

Por detrás destes resultados está também o trabalho da CERCIAG, da ANDDI-Portugal e dos treinadores que acompanham o atleta, entre os quais António José da Costa.

A CERCIAG considera que “esta extraordinária conquista é reflexo do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos, marcado pela dedicação, perseverança e espírito de superação do atleta, bem como pelo acompanhamento técnico do nosso Treinador de Judo, António José da Costa, que integra igualmente a equipa técnica da Seleção Nacional da ANDDI-Portugal e que tem desempenhado um papel determinante neste percurso de excelência”.

A instituição aguedense avança ainda que “este é um momento de grande significado para o desporto adaptado português e para todos aqueles que, diariamente, acreditam no potencial das pessoas com deficiência e promovem oportunidades para o desenvolvimento do seu talento”, manifestando o seu “profundo orgulho por esta conquista histórica” e felicitando o Paulo Lino e o treinador António José da Costa “por este extraordinário feito, que honra a CERCIAG, o concelho de Águeda e Portugal”.