Assinar
Anadia

Lar e Centro de Dia de Mogofores precisam do apoio dos sócios

O Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores pretende arrancar, ainda este ano, com a construção do Lar de Idosos e do Centro de Dia. A obra, orçada em 1 milhão e 900 mil euros, só avança com o aval dos sócios que não compareceram à reunião magna extraordinária marcada para a última sexta-feira, dia 9.
Para além da direcção, apenas 20 dos 261 sócios do Centro Social marcaram presença, pelo que a direcção deliberou reunir em próxima Assembleia-geral extraordinária marcada para o dia 7 de Maio. Até lá, vai ser feita uma grande campanha de sensibilização junto da população/associados por forma a que todos participem.
“É uma decisão muito importante e que necessita de ser ponderada com seriedade, pelo que serão implementadas medidas de sensibilização junto dos sócios para que a adesão à próxima Assembleia seja o mais elevada possível, para que todos tenham uma palavra a dizer. Queremos que os sócios se pronunciem sobre o assunto e colaborem na decisão de avançar ou não com a obra, ainda que apenas com fundos próprios, uma vez que ainda não temos apoios estatais”, diz Olímpia Ribeiro, presidente da direcção.

Sonho antigo. A construção de um Lar e de um Centro de Dia é um sonho antigo da instituição e da freguesia. Uma obra que visa dar resposta às constantes solicitações da comunidade.
O Lar, com capacidade para 30 utentes e o Centro de Dia acoplado ao Lar, com capacidade para 25 idosos, são a grande meta. Contudo, a obra prevê também o alargamento do SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) de 40 para 55 utentes.
O novo edifício vai nascer em terreno contíguo ao edifício já existente, através da ampliação da cozinha. Esta é uma localização privilegiada permitindo também rentabilizar espaços comuns (lavandaria, dispensas). No novo edifício, para além de uma ala comum ao Lar de Idosos e Centro de Dia no qual existirão o refeitório, as áreas de convívio e de actividades, existirá outra ala, na qual se situarão os quartos do Lar.

Falta de apoio estatal. A instituição apresentou, até à data, duas candidaturas ao Programa de Alargamento das Redes de Equipamentos Sociais e uma ao Programa Operacional Potencial Humano para a construção de raiz do Lar e Centro de Dia. Em Novembro de 2009, recebeu o indeferimento desta última candidatura e em Dezembro de 2009 enviou ofício com a contestação ao indeferimento.
Sabendo que Anadia apresenta uma taxa de cobertura bastante elevada para este tipo de equipamentos, o Centro Social tem a noção de que será pouco provável a aprovação da última candidatura/contestação apresentada. Por isso, a obra exige um grande esforço financeiro, pois não só envolve capitais próprios como implica contrair um empréstimo junto da banca.
Certo é que a direcção está a elaborar o processo por forma a poder continuar a candidatar-se a qualquer programa ou medida que surja. “Vamos continuar atentos e candidatar a obra sempre que possível”, garante Olímpia Ribeiro. A obra irá a concurso público e deverá arrancar ainda este ano. A sua conclusão está prevista para 2012.

Catarina Cerca
catarina@jb.p