Assinar


Aveiro // Ílhavo // Região  

Secundária Jaime Magalhães, de Esgueira, Homem Cristo e Secundária de Ílhavo na final do Pólo I


A Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, de Esgueira, com 275 pontos, a Secundária Homem Cristo, de Aveiro, com 267 pontos e a Dr. João Carlos Celestino Gomes, de Ílhavo, com 266 pontos são as três finalistas da primeira fase das “Escolíadas 2010”. Estes estabelecimentos de ensino secundário vão assim disputar a final do Pólo I – Centro Cultural de Ílhavo (CCI), na noite de 30 de Abril, pelas 21.30 horas, no palco daquele espaço cultural ilhavense.

Tudo ficou decidido no final da terceira sessão do Pólo I das “Escolíadas 2010”, que decorreu na última sexta-feira, dia 23 de Abril, no CCI.

Das três escolas que prestaram provas – Escola Profissional de Aveiro (EPA), que somou 245 pontos; Secundária da Gafanha da Nazaré, com 256 pontos e Secundária de Vagos, que alcançou 192 pontos – nenhuma conseguiu pontuações superiores às registadas na primeira semana de “Escolíadas”, mantendo-se para a final do dia 30 de Abril o quadro provisório de classificações da noite de 17 de Abril, sem qualquer alteração.

Para Cláudio Pires, da associação, tanto a EPA como a Secundária da Gafanha da Nazaré “prepararam-se muito, com caracterizações fantásticas e ao nível de profissionais”.

No caso da EPA, que aproveitou o ano em que se comemora o 50º aniversário dos gauleses Astérix e Obélix para trazer o tema às “Escolíadas 2010”, nenhum pormenor foi esquecido. Desde a claque, que vestiu da cabeça aos pés os trajes e costumes do povo gaulês, passando pelo teatro, onde outras personagens da Banda Desenhada (BD) como o Popeye, a Olívia Palito, o Lucky Luke, a Mafaldinha, Pantera Cor-de-Rosa, Super-Homem e Tintim também foram convidados para celebrar o aniversário dos dois gauleses, numa arrojada produção, que simulou as próprias vinhetas da BD.

Já a Gafanha da Nazaré touxe como tema “Os 100 anos” de existência da freguesia, retratando as origens, costumes e tradições. O teatro, que mereceu 98 pontos do júri, contou com personagens bem definidas, sendo as protagonistas duas mulheres, que esperavam os homens, que iam para a pesca do bacalhau. A prova contou com duas tradutoras de “gafanhão ou gafanhês”, que conseguiram fazer soltar algumas gargalhadas da plateia do CCI.

Quanto à prestação da Escola Secundária de Vagos, aconteceu algo de inédito, devido à ausência de claque e à participação de apenas seis alunos – de 600 de toda a escola – em todas as provas. Com o tema “Racismo”, que o júri considerou “quente, importante e relevante para todo o mundo”, os seis alunos foram considerados os “heróis da noite” pelo “acto de coragem” que levaram até ao fim.

De acordo com Daniel Maria, do 11º ano, “não havia tempo para os ensaios e com os cursos profissionais muita gente estava em estágio e desistiu de participar”. Já Nuno Augusto, do 9º ano, lamentou a falta de apoio dos professores, afirmando que “apesar da escola não nos apoiar temos orgulho de dizer de onde vimos”.

O facto desta secundária ter muitos alunos são-tomenses e de Cabo Verde esteve na origem da escolha do tema, que pretendeu “mudar mentalidades”, como referiu Joana Brito, do 9º ano, autora da tela da prova de Pintura, que conseguiu a melhor pontuação da noite: 110 pontos.

Pedro Moreira, aluno do 10º ano da EPA, que vestiu o papel de Astérix, admitiu que todas as escolas estiveram “muito bem”, mas esperava um melhor resultado para a que representou. Da Gafanha da Nazaré, a aluna do 12º ano Maria João disse que a escola ensaiou pouco tempo, mas que “esperávamos ficar entre as três melhores do Pólo I”. João Alberto Roque, professor, lembrou que mesmo assim, e não sendo finalistas, o “balanço desta participação é muito positivo. Valeu a pena”.

Cláudio Pires voltou a felicitar a Câmara Municipal de Ílhavo e a direcção do CCI “por terem aceite este desafio”, considerando “uma aposta ganha”, que se justifica pela sala esgotada durante as três sessões consecutivas de “Escolíadas 2010” já realizadas naquele espaço.

Final do Pólo I dia 30 de Abril

A final do Poló I – CCI realiza-se na sexta-feira, dia 30 de Abril, pelas 21h30, no CCI. Recorde-se as “Escolíadas 2010” vão seguidamente prosseguir no Pólo II – Três Pinheiros, na Mealhada, que vai receber outras 12 escolas, de 11 concelhos dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. As provas neste segundo pólo vão arrancar no dia 7 de Maio, na discoteca “Outro Mundo”, palco onde as “Escolíadas” ganham corpo desde 1990.

Acrescente-se que duas das três escolas que vão disputar a final do dia 30 de Abril já poderão ter lugar marcado na finalíssima das “Escolíadas 2010”.

Finalíssima no Velódromo Nacional de Sangalhos

Na Mealhada terá lugar a segunda final (dia 21 de Maio), à qual se vai seguir uma finalíssima (2 de Junho), no Velódromo Nacional de Sangalhos, concelho de Anadia e a “Gala de Entrega de Prémios das Escolíadas” (dia 4 de Junho), que à semelhança do ano passado acontece no Centro Cultural de Ílhavo.