Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

Nove distritos do litoral norte e centro sob aviso amarelo

Nove distritos do litoral norte e centro encontram-se hoje sob aviso amarelo, devido às previsões do Instituto de Meteorologia (IM) que apontam para uma subida acentuada das temperaturas.

Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Santarém, Braga, Leiria e Lisboa são os distritos que estão sob aviso, com os três últimos a atingir as mais altas temperaturas esperadas para hoje, cerca de 34 graus Celsius.

Por outro lado, Viseu e Bragança serão os distritos com as temperaturas máximas mais baixas, a rondar os 26º.

Na sequência das temperaturas elevadas, a generalidade dos distritos estará com elevados índices Ultra Violeta (UV), com o IM a colocar quase todos os distritos no grau “Muito Alto”, o quarto de uma escala de cinco. As exceções serão Santa Cruz e Angra do Heroísmo (nos Açores), ambas com o grau Alto, e Ponta Delgada, com o grau Moderado.

Nesse sentido, o “site” do IM aconselha as pessoas a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar, durante o período de maior calor, entre as 12:00 e as 16:00.

Para hoje, o IM prevê tempo quente com céu limpo, vento fraco a moderado (10 a 30 Km/h) predominando de leste e soprando temporariamente de noroeste durante a tarde, mais precisamente no litoral oeste. Nas terras altas e no Algarve, o vento soprará moderado a forte (25 a 40 km/h) de leste.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas de noroeste deverão atingir uma altura de um a dois metros e uma temperatura entre os 16º e os 17º, enquanto que na costa sul, as ondas de sueste terão um a 1,5 metros, aumentando depois para os dois metros. A água do mar, neste ponto, deverá chegar aos 18º.

As temperaturas máximas previstas para o dia de hoje são de 19º em Ponta Delgada, 25º no Funchal, 29º em Faro, 32 º no Porto e 34º em Lisboa, Braga e Leiria.