Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Rede Social aprova pedidos de alargamento

Duas instituições particulares de solidariedade social do concelho de Anadia (Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros e Casa da Imaculada Conceição) viram os seus pedidos de alargamento de utentes de algumas valências serem aprovados.
A decisão foi aprovada pelos parceiros da Rede Social de Anadia que reuniram em plenário, no passado dia 24 de Junho, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia.
O Centro Social de Vila Nova de Monsarros na resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, com acordo para 15 utentes, deverá solicitar à Segurança Social alargamento de acordo de cooperação para mais 8 utentes. O mesmo aconteceu à Casa da Imaculada Conceição (Anadia) que pedia alargamento para as valências de Creche (de 35 para mais 15 utentes) e de Pré-Escolar (de 30 para mais 14 utentes).
Os parceiros deram parecer favorável aos pedidos de alargamento, na medida em que em ambas as situações existem utentes extra-acordo, ou seja, fora do acordo de comparticipação da Segurança Social, assim como longas listas de espera, nomeadamente em instituições similares localizadas nas proximidades.
De referir ainda que aderiram ao CLASA (Conselho Local de Acção Social de Anadia) as Juntas de Freguesia de Avelãs de Cima e de Aguim.
Aos presentes, Dora Gomes, responsável da Rede Social de Anadia, deu a conhecer também o facto da Câmara/Rede Social de Anadia integrar a candidatura (inter-concelhia) “Redes para a Inclusão”, programa promovido pela Rede Europeia Anti-Pobreza/Núcleo de Aveiro. Segundo revelou, a Rede pretende promover a sensibilização dos cidadãos para a necessidade de implicação e partilha de responsabilidades no combate à pobreza e à exclusão social ao nível de situações de risco que afectam a população infantil e juvenil, qualidade de vida da população idosa e integração da população no mercado de trabalho.

Catarina Cerca