Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

Temperatura máxima com subida ligeira e índice UV muito alto


O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje uma ligeira subida da temperatura máxima em Portugal e alerta para os altos índices Ultra-Violetas (UV) que irão afectar todo o território nacional.

O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo em todo o país, com o vento a soprar fraco (inferior a 15 Km/h), que soprará moderado (20 a 30 Km/h) de noroeste durante a tarde, no litoral oeste e em especial a sul do Cabo Carvoeiro.

As previsões do IM apontam para que Évora registe a temperatura máxima mais elevada, com o termómetro a atingir os 34 graus Celsius, enquanto que Beja deverá chegar aos 33º.

Para Viseu e Castelo Branco prevê-se uma temperatura máxima de 32º, seguindo-se Braga com 31º, Lisboa com 30º, Coimbra e Bragança com 29º, Leiria com 28º, Porto com 27º, Faro com 26º e Funchal com 24º.

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 1,5 a dois metros e com a temperatura entre os 14º e os 17º, enquanto que na costa sul as ondas de sudoeste atingirão um metro e 18º.

Os índices UV irão apresentar-se muito altos, com Funchal, Penhas Douradas, Sines, Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada a registar o nível 10.

Os distritos de Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa e Viana do Castelo deverão atingir o nível 9.

Ambos os níveis inserem-se no patamar “Muito Alto”, o quarto mais elevado de uma escala de cinco, sendo aconselhada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar, assim como evitar a exposição ao Sol.