Assinar
Anadia // Bairrada  

EB1 da Pedralva não deverá encerrar

A EB1 da Pedralva (10 alunos), única escola ainda aberta na freguesia de S. Lourenço do Bairro, não deve constar da lista de estabelecimentos de ensino com menos de 21 alunos a encerrar no próximo ano lectivo. Essa mesma indicação foi dada ao presidente da Junta de Freguesia de S. Lourenço do Bairro, ainda que de forma não oficial, depois deste manifestar, em carta enviada à Câmara Municipal de Anadia, “o seu descontentamento, partilhado pelas pessoas que trazem os seus filhos, quer na EB1 da Pedralva, quer no Jardim-de-Infância, e por toda a população, relativamente à possibilidade de encerramento da única escola que ainda se mantém em funcionamento na freguesia – quando ainda há poucos anos eram seis”.
Leonildo Macedo garante que “a Câmara está do nosso lado e não concorda, nem com este, nem com qualquer outro encerramento de escolas no concelho”.
O presidente da Junta receia que, a colocar-se o pior cenário, se verifique “a desertificação de algumas aldeias da freguesia, já de si com pouca indústria e comércio, e com a agricultura em francas dificuldades”.
Para o autarca, se não se conseguir impedir que a escola seja encerrada, sugere pelo menos que, antes disso, “seja construído o Centro Escolar que irá acolher os alunos das localidades de Pedralva, Couvelha, Grou, Cabana, S. Lourenço do Bairro, Parades do Bairro, entre outras”.
Recorde-se que, há cerca de duas semanas, o ministério da Educação anunciou que 701 escolas (destas, 155 da Direcção Regional de Educação do Centro) de todo o país já não vão abrir no próximo ano lectivo, mais 200 do que o inicialmente previsto. JB tentou saber, junto da tutela, que escolas encerrariam na Bairrada, mas tal informação não nos foi facultada.
Oriana Pataco
oriana@jb.pt