Assinar


Aveiro // Região  

Agrovouga abre hoje entre protestos

A 35.ª edição da Agrovouga, em Aveiro, começou hoje com a sua abertura a ser marcada por uma manifestação promovida pela Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) onde são esperados milhares de agricultores e cerca de uma centena de tractores.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ALDA, Albino Silva, disse esperar “uma grande jornada de luta” com uma “forte adesão” por parte dos agricultores.

“De certeza que vai ser das maiores iniciativas jamais realizadas aqui no distrito de Aveiro. A [manifestação] do ano passado foi já uma grande jornada e, este ano, vai ser muito maior”, adiantou o dirigente.

Para Albino Silva, os agricultores “têm todas as razões para vir à rua lutar e juntarem-se a outros cidadãos, que estão a protestar no país, de forma a criar condições para uma vida melhor para a agricultura portuguesa”.

O presidente da ALDA diz que a situação dos agricultores tem vindo a agravar-se nos últimos anos e defende que, “sem haver preços justos à produção, não é possível combater a subida dos factores de produção”.

A concentração de agricultores, já habitual na cerimónia de abertura da Feira Nacional do Bovino Leiteiro e Feira Nacional do Cavalo de Desporto, está convocada para as 11:00 na estação da CP em Aveiro.

Uma marcha de tractores, vindos de Válega, Ovar, através da EN 109, deverá juntar-se à concentração, seguindo depois o cortejo até à Agrovouga, onde será aprovado um documento reivindicativo para ser enviado aos órgãos de soberania.

A Agrovouga que decorre entre hoje e Domingo no Parque de Exposições de Aveiro volta a mostrar a dinâmica dos setores agrícola e pecuário português contando com 60 expositores.

O evento “Tr3s Dias Com Queijo”, de 20 a 22 de Outubro, que contempla o único concurso de queijo organizado em Portugal, e uma monumental garraiada, no dia 23 de Outubro, são alguns dos destaques do certame.