Assinar
Anadia // Bairrada  

Sangalhos:Mais de meia centena registaram-se dadores de medula

São mais de 500 as pessoas que ao longo das três sessões de recolha e registo de dadores de medula óssea organizadas pelo Núcleo de Saúde da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social, ficaram inscritas no “Registo Português de Dadores de Medula Óssea”, assim como na base internacional.
A última actividade teve lugar no sábado, dia 13, no Hospital da Misericórdia de Sangalhos – Hospitais Privados de Portugal (HPP – Saúde). A iniciativa aconteceu no seguimento dos registos já efectuados na Mealhada, a 30 de Janeiro passado, onde foram contabilizadas 250 pessoas e depois em Águeda, a 19 de Junho último e que reuniu 200 inscrições.
Desta vez a CADES contou com a parceria do Hospital da Misericórdia de Sangalhos, que solicitou a organização da actividade à CADES, voltando a actividade a ter a colaboração de uma brigada do Centro de Histocompatibilidade do Centro (CHC).
No sábado, em Sangalhos, foram recebidas 74 pessoas que quiseram registar-se. Para Luís Oliveira, director do Hospital da Misericórdia de Sangalhos, “se viessem só 50 já era bom. Ao ver que esse número foi ultrapassado, fiquei muito satisfeito. Todas estas manifestações de solidariedade e acções de alerta para a população com carácter preventivo estão compreendidas nos objectivos dos HPP”.
Margarida Costeira, enfermeira coordenadora do HPP, também faz um balanço “muito positivo”, acreditando que, se tivesse havido mais tempo para divulgar a acção, “teríamos mais gente”.
De acordo com Fátima Pires, técnica superior de Serviço Social do CHC, vai haver nova recolha nos dias 27 (até às 23h) e 28 de Novembro (das 9h às 15h), desta vez promovida pela JSD de Coimbra, no edifício do Clube União.