Assinar
Anadia // Bairrada  

Am.Gândara:Generosidade em almoço de angariação de fundos

Mais de 350 pessoas corresponderam ao apelo feito pela direcção da Casa do Povo de Amoreira da Gândara para estarem presentes no primeiro almoço de angariação de fundos para as obras de ampliação e remodelação do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (orçadas em cerca de 400 mil euros), que se realizou nas suas instalações, no pretérito sábado, dia 28 de Maio. Entidades civis e religiosas da freguesia, associações culturais, director adjunto da Segurança Social de Aveiro, vereadora da Cultura e presidente da Câmara Municipal de Anadia, população da freguesia e gente anónima, todos disseram “presente”, manifestando estarem solidários com os órgãos sociais da Casa do Povo, nesta projecto que a todos pertence.
No uso da palavra, o presidente da Casa do Povo, Manuel Ferreira, começou por realçar e elogiar o trabalho de todos os que passaram por esta instituição desde a sua fundação em 1972. Historiou todos os passos dados para que o projecto de remodelação começasse a ter corpo, as barreiras levantadas à sua aprovação, tudo isto num espaço temporal de sete anos. Como se não bastasse tudo isto, outro problema se levantou. A instituição não poder candidatar-se aos fundos públicos por falta de licença. Daí ter de recorrer à solidariedade de todos para levar avante este projecto, para que a freguesia, a este nível, possa aproximar-se das restantes IPSS’s do distrito. Só assim poderá estar em condições de competir com as suas congéneres, no que concerne à obtenção de fundos para novos projectos. O presidente da Assembleia de Freguesia, no uso da palavra, realçou as dificuldades que houvera em obter fundos para o início das obras na década de 80. Já o director-adjunto da Segurança Social da Aveiro, na sua alocução, realçou a taxa de cobertura (40,6%) da Segurança Social no concelho de Anadia, muito acima da média distrital e até comunitária e o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Anadia nesta matéria. Por seu turno, o presidente da Câmara, Litério Marques, elogiou a determinação da população de Amoreira da Gândara em levar por diante os seus ideais e que a Câmara a que preside estaria disponível para dar todo o seu apoio.
A direcção da Casa do Povo agradece a colaboração de todos, com um obrigado muito especial aos 42 elementos que se disponibilizaram para confeccionar e servir o almoço.

António Campo